Missão Netuno, desafio que inspira a gente
13 de Setembro de 2013 14h09
"Vamos registrar os sonhos que temos hoje para nossas vidas, nosso país, nosso planeta. Em 2023, quando for aberta a cápsula do tempo da Missão Netuno vamos revisitar os sonhos e os anseios nela depositados"
Twitter: @ItapebiAcontece.comDARCLES ANDRADE
O pioneirismo tecnológico brasileiro em relação ao pré-sal é, sem dúvida, motivo de orgulho para nós brasileiros. E para celebrar essa conquista, a Petrobras está desenvolvendo uma ação inédita: a Missão Netuno. A proposta é levar até a área do pré-sal - a dois mil metros de profundidade -, a bandeira do Brasil e uma cápsula do tempo com milhares de mensagens que serão abertas daqui a dez anos. O projeto integra a programação de aniversário da Petrobras, que completa 60 anos no dia 3 de outubro.
Particularmente, considero essa iniciativa extremamente oportuna por ressaltar o compromisso da Companhia em priorizar o foco na valorização do ser humano. Entendo que ao convidar os brasileiros a se expressarem e fazerem parte da Missão Netuno, a Petrobras reconhece publicamente o valor dos sentimentos e dos anseios de cada pessoa. Está claro que o foco da Companhia vai além da valorização da sua força de trabalho, o que é evidenciado também no tema da campanha dos 60 anos: "Gente é o que inspira a gente".
Em busca de segurança e satisfação de suas necessidades primárias (alimentação, moradia, renumeração, manutenção familiar), o ser humano recorre à atividade de trabalho. E, logicamente, muitas empresas reconhecem que o ativo mais importante que possuem são seus colaboradores, a sua força de trabalho. Até porque é inegável que os trabalhadores são os verdadeiros protagonistas do sucesso de uma empresa. É justamente através do depoimento da sua força de trabalho que a Companhia está recontando seus 60 anos de história.
Entretanto, a valorização das pessoas não pode ser limitada a uma boa remuneração e planos de benefícios atraentes. Isso porque tão importante quanto prover a segurança e atender às necessidades básicas do indivíduo é manter a sua autoestima, estar atento aos seus sonhos, conhecer suas vontades e seus anseios, escutar o que ele diz e respeitar sua individualidade. Afinal, o ter é o que nos agrega, mas é o ser que nos constitui. Todos nós queremos ser valorizados como seres humanos.
Acredito que o primeiro passo para valorizar uma pessoa é exatamente conhecer o seu pensamento. Considero importante uma ação como essa da Missão Netuno, porque se trata de uma forma importante e democrática de valorizar o nosso povo. Nesse sentido, existe um aprendizado que procuro manter sempre presente em minha vida e gosto de compartilhar: precisamos estar atentos para saber valorizar o que temos, para não correr o risco de valorizar o que perdemos.
Vamos registrar os sonhos que temos hoje para nossas vidas, nosso país, nosso planeta. Em 2023, quando for aberta a cápsula do tempo da Missão Netuno vamos revisitar os sonhos e os anseios nela depositados. Ao refletir sobre o que fizemos dos nossos sonhos teremos oportunidade de traçar novos caminhos para construção de outro futuro. Assim a vida se renova, através dessa energia que move as pessoas rumo à realização dos sonhos. A Petrobras é um sonho brasileiro realizado. Então podemos sonhar tudo.
Darcles Andrade é administrador de empresas, com extensão em Responsabilidade Social