Gasto na pré-campanha é motivo que pode levar Moro à cassação

Política
01 de Abril de 2024 09h04

MPF é favorável a condenar Moro por ultrapassar limite de gastos em pré-campanha a presidente pelo Podemos

Twitter: @arnaldofenix

O motivo que poderá levar o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) à cassação, em julgamento que começa no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, às 14h desta segunda-feira, 1º, é o excesso de gastos na pré-campanha.

Antes de migrar para o União Brasil, legenda em que foi eleito senador em 2022, Moro era o nome do Podemos para a disputa presidencial. Filiado à legenda presidida por Renata Abreu desde novembro de 2021, o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública nunca havia sido anunciado como pré-candidato a qualquer cargo político até então.

No entanto, em março de 2022, Moro assinou filiação ao União Brasil. A princípio, o ex-juiz concorreria na eleição de São Paulo, mas por não comprovar domicílio eleitoral em território paulista, a decisão do União Brasil foi colocá-lo na disputa para o Senado no Paraná.

“A lisura e legitimidade do pleito foram inegavelmente comprometidas pelo emprego excessivo de recursos financeiros no período que antecedeu a campanha eleitoral”, aponta parecer do Ministério Público Federal (MPF).

"Desse modo, estabelecidas as premissas de igualdade do pleito, restou objetivamente comprovado nestes autos o emprego de R$ 2.030.228,09 pelo PODE e UNIÃO na pré-campanha dos investigados, representando 39,78% do total de despesas contratadas pela própria campanha eleitoral e 110,77% da média de gastos em campanha eleitoral dos candidatos ao Senado nesta unidade da federação [Paraná], o que é por demais grave", apontam os procuradores no documento.

ItapebiAcontece - Fonte A Tarde

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

29 de Maio de 2024 08h05

Avião faz pouso de emergência em Salvador após não conseguir pousar em Vitória da Conquista

Voo é desviado para Salvador devido ao mau tempo e passageiros ficam retidos na capital baiana

29 de Maio de 2024 08h05

Diretor do SBT é flagrado fazendo sexo com funcionário em camarim; emissora se pronuncia

Caso teria virado assunto de corredor no canal de Silvio Santos

29 de Maio de 2024 07h05

283 oficiais da Polícia Militar são promovidos pelo governo

Ato faz parte do fluxo de carreira do policial militar, inserido na política estadual de valorização do servidor público e no Plano Estratégico da PMBA 2017-2025