ITAPEBI: Vereadores têm até 06 de Abril para definir troca de partido e tentar reeleição em 2024

POLÍTICA LOCAL
02 de Abril de 2024 16h04

Alguns parlamentares já escolheram destino para a disputa eleitoral e outros ainda se movimentam. As escolhas estão acirradas.

Twitter: @arnaldofenix

Câmara Municipal de Itapebi / Foto Arquivo: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Janela partidária é o período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato. Essa possibilidade está prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e é considerada uma justa causa para desfiliação partidária, se for feita nesse período permitido.

Desde o dia 07 de março deste ano de 2024, os vereadores poderão mudar de partido sem perder seus mandatos. A chamada janela partidária fica “aberta” por 30 dias, até o dia 06 de abril, seis meses antes das eleições, que ocorrerão em outubro.

Sabe-se que em Itapebi a maiorias dos parlamentares vão mudar de sigla para ter mais chances de reeleição. Na Câmara Municipal de Itapebi, dos 9 parlamentares, ainda não se sabe quem ou quantos planejam mudança, os que já registraram filiação em outro partido, (Avante) foram os 3 que formam a base de sustentação do governo na casa, “Vando da Saúde”, “Paulo mão de quiabo” e “Cid Parabólica” esses saíram do (PP). Enquanto que outros, já admitiram em bastidores que estão avaliando outras siglas e alguns já decidiram o destino só não informaram ainda aonde vão “aportar“.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa esse mandato atualmente.

Na prática, isso quer dizer que, neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 terão agora poucos dias para mudar de partido e concorrer à reeleição ou às prefeituras dos municípios sem correr o risco de perder o cargo.

No período das eleições, todos nós ouvimos falar sobre o quanto é importante escolher bem os candidatos em quem pretendemos confiar nosso voto, afinal, são eles os principais responsáveis pelo futuro da nossa cidade nos próximos anos.

PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL

A primeira coisa a se fazer é obter o maior número de informações sobre o seu possível candidato.

Mas é preciso saber escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Dê preferência para os sites oficiais da Justiça Eleitoral, ou paginas de meios de comunicação mais conhecidos.

Procure se informar sobre o histórico pessoal e profissional do candidato, sua postura ética e a forma com que ele se relaciona com a sociedade. Este é um caminho que vai lhe ajudar a descobrir se o discurso enunciado realmente condiz com a atuação dele em outros momentos da vida, fora do período eleitoral.

Mas não se esqueça de, ao longo da pesquisa, escolher boas fontes, que tragam informações confiáveis. Lembre-se também que é bem provável que, durante as eleições, apareçam várias notícias falsas. Então, antes de compartilhar uma notícia que você achou ou recebeu no whatsapp, verifique se ela é verdadeira.

PESQUISE O HISTÓRICO POLÍTICO                    

Caso seu candidato tenha ocupado um cargo legislativo, veja se ele foi um vereador ausente, faltando a muitas sessões, que projetos ele apresentou, como ele votou em outros projetos, especialmente aqueles mais polêmicos. O eleitor pode acompanhar estas informações no portal de transparência da câmara.

Se o candidato exerceu um cargo no poder executivo, analise quais investimentos ele realizou, se foram bem executados, como foi usado o dinheiro público em sua gestão.

CONHEÇA AS PROPOSTAS

Depois de conferir o histórico do candidato, chegou a hora de analisar suas promessas de campanha. As propostas devem ser possíveis de realização, bem elaboradas e é preciso constar quais mecanismos serão usados para colocar os projetos em prática, informando de onde será destinada a verba para sua execução. Normalmente, os candidatos disponibilizam suas ideias em suas redes sociais e sites.

ItapebiAcontece

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

29 de Maio de 2024 08h05

Diretor do SBT é flagrado fazendo sexo com funcionário em camarim; emissora se pronuncia

Caso teria virado assunto de corredor no canal de Silvio Santos

29 de Maio de 2024 07h05

283 oficiais da Polícia Militar são promovidos pelo governo

Ato faz parte do fluxo de carreira do policial militar, inserido na política estadual de valorização do servidor público e no Plano Estratégico da PMBA 2017-2025

29 de Maio de 2024 07h05

Governo Federal autoriza compra de até 300 mil toneladas de arroz beneficiado importado

Medida é para o enfrentamento das consequências sociais e econômicas decorrentes de eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O produto será vendido ao consumidor pelo preço tabelado de R$ 4 por quilo