Lula diz que pode ser 'o 1º preso político do país no século 21'

BRASIL, 17 de Mar de 2018 - Vista 55 vezes.

Em discurso ao lado de aliados políticos e apoiadores no sindicato dos químicos em São Paulo, Lula atacou a Lava Jato e disse que está animado, apesar de condenado pelo TRF-4

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



À espera de decisão sobre seu recurso na segunda instância da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite dessa sexta (16) que, se mantida a condenação, será "o primeiro preso político do país no século 21".


Em discurso ao lado de aliados políticos e apoiadores no sindicato dos químicos em São Paulo, Lula atacou a Lava Jato e disse que está animado, apesar de condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a 12 anos e um mês de prisão. 
 

Segundo ele, o objetivo da operação é "execrar e condenar as pessoas antes do julgamento". "Eu tenho consciência de que os que me condenaram não têm a consciência tranquila da inocência que eu tenho porque eles acham que mentiram", afirmou, antes de criticar imprensa, Ministério Público e Justiça pelo processo do tríplex em Guarujá (SP).
 

"O jornal O Globo mentiu quando disse que eu era dono do apartamento, a Polícia Federal mentiu quando fez o inquérito, o Ministério Público Federal mentiu quando fez a acusação, o [juiz Sergio] Moro mentiu quando me condenou e o TRF-4 mentiu quando manteve a pena e ainda aumentou."
 

Para Lula, isso tudo aconteceu porque "a desgraça de quem conta a primeira mentira é passar a vida mentindo para poder justificar a mentira que eles contaram". Essa mentira seria, segundo o ex-presidente, de que ele era o líder do esquema de corrupção na Petrobras.
 

O evento encheu o auditório do sindicato no centro de São Paulo, onde ocorreu o lançamento do livro "A Verdade Vencerá: O Povo Sabe Por Que Me Condenam" (ed. Boitempo), em que Lula diz estar "pronto para ser preso" e afirma que não fugirá.

 

No livro, Lula é entrevistado por quatro pessoas, incluindo o jornalista e colunista da Folha de S. Paulo Juca Kfouri, que discursou antes do evento. 

 

Kfouri afirmou que a obra pretendia expor "a verdade do presidente Lula" e que cabe ao leitor ficar ou não convencido dela, mas acrescentou que os entrevistadores "ficaram convencidos de que a verdade do presidente Lula é a verdade".
 

Na entrada do evento, eram vendidos camisetas e bottons estampados com a imagem de Lula e bottons. Foram distribuídos panfletos que diziam que a condenação do ex-presidente foi fraudulenta.
 

Uma mulher no palco pediu para que não fossem distribuídos adesivos que diziam "Não à prisão de Lula" por causa da conotação anti-publicitária da palavra "prisão". Em vez disso, pediu que fosse dito "Lula inocente, Lula presidente".

 

MARIELLE E DELFIM

 

No palco, Lula ainda fez menção à morte da vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL) morta na quarta (14) em, segundo ele, "uma barbaridade política" por "um bando de imbecis".
 

"Pela morte daquela companheira, que muita gente nem conhecia, hoje no brasil inteiro depois do assassinato dela surgiram milhares e milhares de Marielles", disse, citando pessoas que defendem os mais pobres e os direitos humanos.
 

Logo depois, afirmou que ligou para o ex-ministro Delfim Netto, alvo da última fase da Lava Jato, para prestar solidariedade.
 

"Peguei o telefone e liguei em solidariedade ao Delfim Netto porque eu não posso admitir que um homem como o Delfim Netto, aos 90 anos de idade, seja acusado de corrupto por fazer uma consultoria."A fala do ex-presidente, de meia hora, foi muito aplaudida pelo público, exceto no trecho em que ele citou Delfim -que ocupou ministérios em governos da ditadura militar.
 

Além do processo do tríplex, o ex-presidente é réu em mais seis ações criminais na Lava Jato, ainda sem sentença.




ItapebiAcontece com informações da Folhapress.


Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Deputado Jânio Natal Traz boas notícias para a saúde de Porto Seguro e região

Muito feliz, o Deputado fez questão de agradecer o empenho e a sensibilidade do Secretário Vilas Boas, que engrandece a nossa saúde e o Governo Rui Costa.

REGIÃO , 25 de Mar de 2019

Confira as tempestades tropicais mais devastadoras da história

Desastres naturais resultaram na morte de milhares de pessoas. (Imagens: Reprodução

MUNDO, 25 de Mar de 2019

Desembargador manda soltar Temer, Moreira Franco e mais cinco

Para Antonio Ivan Athié, do TRF-2, prisão de ex-presidente pela Lava Jato não observou "garantias constitucionais"

BRASIL, 25 de Mar de 2019

Battisti admite ser responsável por assassinatos cometidos nos anos 1970

Italiano foi extraditado em janeiro, após ser preso na Bolívia. 'Foi uma guerra justa, mas peço desculpas'

BRASIL, 25 de Mar de 2019

Ciclone marítimo reclassificado de tempestade tropical; fenômeno se aproxima da Bahia

Há ainda previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa...

BAHIA, 25 de Mar de 2019

Maia critica Moro por pressão sobre 'pacote anticrime': 'Conhece pouco

Como chefe de poder, Maia diz que é função de Bolsonaro dialogar com a presidência da Câmara. E afirmou que "pacote" é "copia e cola" de proposta apresentada por...

BRASIL, 24 de Mar de 2019

Com salário de R$ 90 mil, desembargador reclama de crise financeira em MG

Desembargador reclama de crise financeira em MG e determina fim de greve, ele tem salário de 90 mil.Decisão impõe ao Sindicato dos Servidores da Justiça de 2.ª Instância...

BRASIL, 24 de Mar de 2019

Prefeitura de Itapebi decreta rescisão de contrato de todos os servidores contratados

O decreto atende compromisso assumido de ajustar e regularizar toda contratação temporária realizada pelo Município de Itapebi – BA junto ao Ministério Público Estadual...

ITAPEBI, 23 de Mar de 2019

Após atrito com Maia, Bolsonaro é chamado de 'Dilma de calças'

Governadores e parlamentares planejam pressionar os militares para que sejam definidos rumos e canais de diálogo

BRASIL, 23 de Mar de 2019

Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo

A elevação do alerta partiu da Agência Nacional de Mineração. Defesa Civil e Tropa de Choque foram deslocadas para a cidade, onde ficarão de prontidão.

BRASIL, 23 de Mar de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Feliz aniversário Hugo Santos!

    Hoje você completa mais um ano de vida e é hora de comemorar com muita alegria. Que seu dia seja repleto de luz e paz. Que as pessoas queridas estejam com você e que o amor invada seu coração! Aniversaria neste domingo (24) o diretor e editor do Portal Radar64 Hugo Santos. Que o próximo ano seja o melhor que já viveu. Que todos os seus sonhos se realizem e a felicidade nunca abandone o seu caminho. Parabéns amigo, Feliz...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1123