CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

BRASIL, 16 de Abr de 2013 - Vista 70 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Ibope: Dilma tem 53% e Aécio aparece com 47%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre ontem e hoje.

ELEIÇÕES 2014, 25 de Out de 2014

Horário de votação na Bahia não sofrerá alteração no 2º turno

Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo...

ELEIÇÕES 2014, 25 de Out de 2014

Debate final entre Dilma e Aécio é marcado por troca de acusações

Corrupção e economia voltam a ser temas centrais em debate na TV

ELEIÇÕES 2014, 25 de Out de 2014

ITAPEBI: POVOADO DE VENTANIA RECEBERÁ MUTIRÃO CONTRA DENGUE E FEBRE CHIKUNGUNYA

Em países tropicais, as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti vetor responsável pela transmissão viral.

Itapebi, 24 de Out de 2014

MAIS UMA VEZ AMIGOS E FAMILIRES DE RIELSON LIMA FARÃO NOVA CAMINHADA EM ITAGIMIRIM.

Autoridades que acompanham o caso já declararam ter respostas concretas para o assassinato de Rielson Lima, mas até o momento não efetuaram nenhuma prisão.

REGIÃO, 24 de Out de 2014

Grupo fecha BR-101 por 1h30 para pedir instalação de quebra-molas

Manifestação ocorreu na região da cidade de Laje, a 207 km de Salvador. Por volta das 9h30, a rodovia foi liberada pela Polícia Rodoviária Federal.

Estradas, 24 de Out de 2014

ACIDENTE GRAVE NA BR-407 ENVOLVENDO TRÊS CAMINHÕES DEIXA DOIS MORTOS E OUTROS FERIDOS

No local, muitas frutas foram espalhadas na estrada, e dezenas de caminhões e ônibus ficaram parados em razão do longo congestionamento.

Estradas, 24 de Out de 2014

Dilma abre vantagem e tem 54% dos votos válidos; Aécio registra 46%, aponta Ibope

Margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

ELEIÇÕES 2014, 23 de Out de 2014

FOTO DE RIELSON LIMA APARECE EM MANIFESTAÇÃO POR JUSTIÇA NA PRAIA GRANDE-SP

Evento organizado pela ONG "Justiça é o que se busca" tem como finalidade chamar a atenção das autoridades para os casos que continuam impune. No caso do...

BRASIL, 23 de Out de 2014

Universitária de Salto da Divisa está em coma após batida na BR-101, diz hospital

Vítima estava em micro-ônibus atingido por caminhonete na quarta-feira (22). Dois motoristas estão em estado grave; outro estudante quebrou maxilar. Fotos Radar 64

Outras Noticias, 23 de Out de 2014

FALE CONOSCO

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • BANDEIRA DE ITAPEBI

    Ele é do Jequitinhonha É maduro é grande é forte Tem futuro assegurado Ser da Pátria um suporte... ...Esta terra é generosa Os seus frutos são de ouro Como se isso fosse pouco O seu povo é um tesouro.


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 419