CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

BRASIL, 16 de Abr de 2013 - Vista 77 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Confira quanto cada candidato de Itapebi poderá gastar nas eleições 2016

Confira quanto cada candidato a prefeito e vereador poderá gastar nas eleições 2016. ( Imagens Reprodução)

ITAPEBI, 23 de Jul de 2016

Acusações contra Jânio Natal soam como piada

Nove ingressos por noite, Isso para um deputado federal, Não dá nem ao menos para o "agraciado" levar sua própria família, que dirá os amigos, políticos e...

REGIÃO, 23 de Jul de 2016

BAHIA: Criança morre após ser espancada por adolescentes em assalto

Vítima tinha 8 anos e estava com o pai ao ser abordada pelos suspeitos. Adolescentes foram apreendidos pela polícia em Caravelas, no sul da BA.

REGIÃO, 23 de Jul de 2016

Itapebi: Quadrilha assalta fazenda de ex-prefeito Claudio Carvalho

Os bandidos fugiram pela BR-101, no sentido do município de Itagimirim. A fazenda pertence ao ex-prefeito de Itapebi, Cláudio Carvalho.

ITAPEBI, 22 de Jul de 2016

Polícia Federal prende grupo suspeito de simpatizar com terrorismo

A duas semanas da Olimpíada, a Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (21) dez brasileiros suspeitos de simpatizar com grupos terroristas.

BRASIL, 22 de Jul de 2016

TCU derruba recurso da Unesulbahia e curso de medicina em Eunápolis será implantado

Tribunal de Contas da União destravou o edital que estava parado devido a recursos judiciais movidos pela faculdade Unesulbahia e entidades médicas. Agora só o STF pode...

REGIÃO, 21 de Jul de 2016

Justiça suspende abate de jegues em frigoríficos no interior da Bahia

Almeida recomendou, ainda, que os frigoríficos apresentem as guias de trânsito dos animais e os exames sanitários dos animais custodiados nas dependências do frigorífico.

BAHIA, 21 de Jul de 2016

Novo chefe do Ibama na Bahia já foi multado pelo órgão quando era prefeito

Além do processo no Ibama, David da Caixa responde a ação civil por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) em 2009.

REGIÃO, 21 de Jul de 2016

Itabuna: ex-diretor preso delata corrupção na Emasa

Há 21 dias que “Zé Antônio” – e o chefe do Setor de Vazamentos da Emasa, Pedro Barreto – cumprem prisão preventiva na Colônia Penal, por determinação do juiz Marcos...

REGIÃO, 21 de Jul de 2016

Vereador é suspeito de ficar com salários de servidores da Câmara

De acordo com informações, a Polícia Civil já abriu inquérito para investigar esse suposto esquema.

BRASIL, 21 de Jul de 2016

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • NOTA DE FALECIMENTO

    Faleceu neste Sábado (23), ás 08h33m no Hospital Santa Lucia na Cidade de Brasília a Senhora Clélia Ribeiro Flores, viúva de Astrogildo Santos Nascimento, Ela era conhecida pelo apelido de dona 'Quezinha' e era mãe do Itapebiense Adilson Flores Didi. O corpo foi velado no cemitério Campos Esperança na Asa Sul na capela de número 5 de onde saiu para o sepultamento ás 17 horas também neste sábado. ItapebiAcontece


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 701