CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

BRASIL, 16 de Abr de 2013 - Vista 72 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Motorista de Gol morre depois de bater em caminhão e capotar na BR-101

O acidente aconteceu no trecho da BR-101 que liga Itabuna a Buerarema

BAHIA, 22 de Nov de 2014

Homem ciumento morde e arranca parte do lábio da namorada

Antes da mordida, Chantelle disse ainda que ele a agrediu com tapas e socos.

MUNDO, 22 de Nov de 2014

Vídeo incrível: Marlin quase atinge pescador ao ser puxado para dentro do barco

Bruce postou um vídeo no YouTube que mostra o marlim avançando sua mandíbula em formato de agulha contra ele.

MUNDO, 22 de Nov de 2014

Fifa confirma Palmeiras como campeão mundial, diz Ministério do Esporte

"A decisão homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo", disse o ministro ao receber a...

Esportes, 22 de Nov de 2014

"Se você me perguntar se eu quero que meu filho case com homem, a resposta é não.

Ex-jogador Romário falou sobre homossexualidade no mundo do futebol e casamento gay

BRASIL, 22 de Nov de 2014

Acidente entre carro e micro-ônibus mata quatro amigos em Santa Catarina

No ônibus, quatro pessoas sofreram ferimentos leves

BRASIL, 21 de Nov de 2014

Presidente do Bradesco recusa convite de Dilma para Fazenda

Na quarta-feira, em encontro com a petista, ele agradeceu, mas disse que não pode aceitar por que já assumiu uma série de compromissos profissionais com Lázaro Brandão,...

BRASIL, 21 de Nov de 2014

Ônibus movido a fezes humanas começa a rodar em cidade inglesa

Antes de ser ingerido no ônibus, o gás recebe metano e tem o CO2 do gás retirado

Outras Noticias, 21 de Nov de 2014

Papai Noel cobre rosto de criança após pai se negar a pagar foto em shopping

Em nota, o shopping lamentou o caso e disse que essa nunca foi a orientação passada

BRASIL, 20 de Nov de 2014

Servidores do judiciário param atividades por 24 horas na Bahia

Paralisação foi realizada por trabalhadores nesta quinta-feira (20). Eles apontam 'caos na justiça' e listam reivindicações da categoria.

BAHIA, 20 de Nov de 2014

FALE CONOSCO

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Nasceu!

    Nasceu no Hospital Regional de Eunápolis ás 21h30m da última segunda-feira (17), de parto normal, Sophia Pereira. Sophia nasceu medindo 52 cm e Pesando 2.994 kg. é filha da enfermeira Itapebiense Simone Pereira e neta do conhecidíssimo botânico Joãozinho das orquídeas. Seja bem vinda Sophia!


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 431