CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

Geral, 16 de Abr de 2013 - Vista 69 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

ITAPEBI: MOTORISTAS DOS TRANSPORTES ESCOLAR E CAÇAMBEIROS PARAM POR FALTA DE PAGAMENTO

Depois de todo aquele escândalo, com direito até à discussão pública entre vereador e secretário, os salários dos motoristas e caçambeiros estão atrasados novamente;...

Itapebi, 31 de Jul de 2014

'Dívida pode ter motivado assassinato de prefeito', diz delegada

Já o delegado Hermano Costa afirmou que a polícia não está descartando nenhuma linha de investigação. 'Todas as vertentes estão sendo investigadas, políticas ou...

Região, 31 de Jul de 2014

ITAGIMIRIM: EM SESSÃO MARCADA PELA EMOÇÃO NOVO PREFEITO ROGÉRIO ANDRADE TOMA POSSE

Rogério Andrade toma posse e diz que as balas que atingiram Rielson Lima também o atingiu.

Região, 31 de Jul de 2014

ITAGIMIRIM: MILHARES DE PESSOAS ACOMPANHAM O SEPULTAMENTO DO PREFEITO RIELSON LIMA

Na despedida, muitos choraram e deixaram o local passando a impressão de não entenderem o que de fato aconteceu.

Região, 30 de Jul de 2014

PREFEITO DE ITAGIMIRIM RIELSON LIMA NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E MORRE

O prefeito de Itagimirim Rielson Santos Lima, que foi alvo de três disparos por arma de fogo passa por uma cirurgia não resiste e morre.

Região, 30 de Jul de 2014

Ambulância do Samu sofre acidente e cai em lago com paciente

A paciente, que havia sido socorrida após ser esfaqueada, foi socorrida para um hospital em Ilhéus e já recebeu alta

Região, 29 de Jul de 2014

PREFEITO DE ITAGIMIRIM SOFRE ATENTADO COM TRÊS DISPAROS DE ARMA DE FOGO

Homem teria chegado em moto e efetuado disparos contra Rielson que estava sentado em frente ao conhecido bar do Grande na Praça principal em Itagimirim . Ele foi...

Região, 29 de Jul de 2014

OPERAÇÃO CONJUNTA DA PM E POLICIA CIVIL EM EUNAPOLIS RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS

Foram abordados mais de 200 veículos, foi apreendida 01 (uma) arma de fogo, 04(quatro) veículos roubados foram recuperados, 01(um) veículo apreendido por perturbação de...

Outras Noticias, 29 de Jul de 2014

LULA CRITICA INFORME 'ANTI DILMA'

Irritado, petista questionou como uma pessoa que escreve este tipo de conteúdo ocupa um cargo tão alto no banco. "Não entende porra nenhuma de Brasil"

Política, 29 de Jul de 2014

Jô Soares é internado em hospital para tratar pneumonia

Apresentador está desde sexta-feira no Sírio-Libanês. Alta deve ocorrer nos próximos dias, segundo boletim médico.

Geral, 28 de Jul de 2014

FALE CONOSCO

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 382