CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

BRASIL, 16 de Abr de 2013 - Vista 84 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Renan marca para amanhã recebimento de notificação oficial sobre decisão do STF

Na tarde hoje, Marco Aurélio decidiu afastar Renan da presidência do Senado, atendendo um pedido liminar feito pela Rede Sustentabilidade na manhã desta segunda-feira.

POLÍTICA, 05 de Dez de 2016

BELMONTE: ENTERRO DE “BALANGUINHO” COMOVE AMIGOS, FUNCIONÁRIOS E FAMILIARES

O empresário deixa a viúva Vilma Andrade e duas filhas – Gabriela e Vitória.

REGIÃO, 05 de Dez de 2016

Ubaitaba: Polícia cerca Correios durante assalto, libera reféns e prende Assaltantes

Polícia cerca Correios durante assalto, libera reféns e prende trio

REGIÃO, 05 de Dez de 2016

Perícia investiga queda de helicóptero que matou noiva a caminho do casamento

Acidente aconteceu neste domingo (4). Além da noiva estavam na aeronave o irmão dela, o piloto e a fotógrafa.

BRASIL, 05 de Dez de 2016

Paróquia de Itapebi inicia tríduo dos festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição

Na noite desta segunda-feira (05), a primeira celebração será dedicada à comunidade da cidade histórica, (Cidade Baixa). (Fotos: Arquivo ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 05 de Dez de 2016

Morre o poeta, escritor e teatrólogo maranhense Ferreira Gullar, no Rio

Considerado um dos maiores autores brasileiros do século 20, Gullar foi vítima de pneumonia, de acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL).

BRASIL, 05 de Dez de 2016

BELMONTE: VÍTIMA DE INFARTO FULMINANTE MORRE O EMPRESÁRIO “BALANGUINHO”

A notícia deixou o povo da cidade de Belmonte muito triste, já que, o empresário era muito querido pela comunidade.

REGIÃO, 05 de Dez de 2016

Manifestações contra Michel Temer ocorrem em São Paulo e no Rio de Janeiro

Na tarde deste domingo (04), manifestantes protestam contra o governo Temer na Avenida Paulista, em São Paulo

POLÍTICA, 04 de Dez de 2016

Zagueiro da Chapecoense Alan Ruschel respira sem ajuda de aparelhos

Lateral já respira sem a ajuda de aparelhos, consegue comer e conversar com familiares.

BRASIL, 04 de Dez de 2016

O cuspe contra a intolerância e a falta de democracia do grupo FALA EUNÁPOLIS

Fui xingada, humilhada, apontada, caluniada com palavras ofensivas e hostilizada por manifestantes exaltados. (Imagens Reprodução)

DENÚNCIA, 04 de Dez de 2016

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • BANDEIRA DE ITAPEBI

    Hino do município de Itapebi... Itapebi, oh minha terra! És a mais bela Entre outras mil, Itapebi, olha o futuro Tu és reserva do meu Brasil ...Ele é do Jequitinhonha É maduro é grande é forte Tem futuro assegurado Ser da Pátria um suporte... ...Esta terra é generosa Os seus frutos são de ouro Como se isso fosse pouco O seu povo é um tesouro...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 758