CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

BRASIL, 16 de Abr de 2013 - Vista 88 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Extremo Sul da Bahia: Quatro são presos em ação contra comércio de ilegal de armas

Batizada de “Senhores das Armas”, a ação ainda apreendeu mais de 1,2 mil munições. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

REGIÃO, 17 de Out de 2017

Ilhéus: Suspeito morre, cinco são presos e dois menores apreendidos em Operação

Operação Castelo de Areia da Polícia Militar ocorreu contra roubo e tráfico de drogas no sul da Bahia. (Foto: Reprodução)

REGIÃO, 17 de Out de 2017

Itapebi: Câmara votará nesta terça (17), contas do ex-prefeito Chico Brito do ano 2015

Rejeição de conta só torna prefeito “ficha suja” depois de decisão da Câmara. (Foto arte: ItapebiAcontece)

POLÍTICA, 17 de Out de 2017

Estação espacial desgovernada pode cair na Terra a qualquer momento; diz site

Local poderá ser descoberto apenas 7 horas antes da queda

MUNDO, 17 de Out de 2017

Vitória sai na frente, mas fica no empate com o Santos

Rubro-Negro marca com David e Wallace, porém Ramon marca gol contra bizarro que decreta o resultado de igualdade em São Paulo. (Foto: Marcos Bezerra/ Futura Press/...

ESPORTES, 16 de Out de 2017

Placa em frente à Câmara dos Deputados é alterada para 'formação de quadrilha

Autor teve o cuidado de usar a mesma tipologia das placas de sinalização de trânsito utilizadas em Brasília

BRASIL, 16 de Out de 2017

Militante do M S T é morto em assentamento em Itamaraju; filho de 16 anos é baleado

Crime ocorreu na zona rural de Itamaraju, no sul do estado; ainda não há detalhes sobre motivação e autoria.

REGIÃO, 16 de Out de 2017

Menino de 6 anos morre após comer bolo envenenado; tia é suspeita do crime

O fato ocorreu durante uma festa de aniversário de uma fazenda

POLÍCIA, 16 de Out de 2017

Incêndios já deixam dezenas de mortos em Portugal

O governo português declarou um estado de emergência em todas as regiões do norte do país

MUNDO, 16 de Out de 2017

Sífilis volta a ser epidemia no Brasil, e doença ganha dia nacional de combate

Gravidade da situação faz Ministério da Saúde lançar Dia Nacional de Combate.

BRASIL, 16 de Out de 2017

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 921