CNJ: Corregedor abre sindicâncias contra presidência do TJ-BA

BRASIL, 16 de Abr de 2013 - Vista 72 vezes.

Alvos são presidente, Mário Hirs e ex-presidente, Telma Britto

Twitter: @ItapebiAcontece




O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, determinou, na sessão plenária desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça, a abertura de sindicâncias contra o atual presidente, Mário Alberto Simões Hirs e a ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Telma Laura Silva Britto, ao apresentar o relatório preliminar da correição feita no Judiciário daquele estado na semana passada (de 8 a 12 de abril).


 
 
Depois de afirmar que “o quadro retratado de forma breve neste relatório preliminar de correição é grave”, o ministro Francisco Falcão destacou: “São indicadas sérias irregularidades na administração do tribunal, em relação a licitações, controle de pessoal e de precatórios. Os serviços dos cartórios extrajudiciais são deficientes e passam a impressão de que a administração do tribunal não tem a menor simpatia pela realização de concurso público para delegação. O setor de precatórios está sem controle, sobretudo em relação aos cálculos de atualização das dívidas e verificação dos requisitos legais para a formação dos autos dos precatórios, expondo o ente público a pagamentos indevidos de grande monta”.

Irregularidades

Dentre as irregularidades encontradas na inspeção do CNJ, foram detalhadas as seguintes: Indícios de extravio de uma ação civil pública por improbidade administrativa distribuída em março de 2011; excesso de R$ 448 milhões no pagamento de precatórios (diferença entre o valor devido e o pago); assessores de gabinetes trabalhando em regime de revezamento (comparecem uma ou duas vezes por semana e, supostamente, trabalham os outros dias em casa); contrato com o Banco do Brasil, com dispensa de licitação, para administração de depósitos judiciais; cerca de mil magistrados e/ou servidores não apresentaram nos últimos anos a declaração anual de bens e renda.
Consta também do relatório preliminar: “No tocante aos serviços judiciários, a deficiência se repete, no primeiro e no segundo graus, e não há qualquer medida eficaz por parte do tribunal para equacionar o problema. Os apontamentos indicam possível responsabilidade pessoal dos gestores, porque antes alertados quanto a questões levantadas no presente relatório, sem resposta ou sem providência adequada que satisfaçam as recomendações e determinações constantes em inspeções anteriores”.

Sindicâncias

O corregedor nacional de Justiça conclui assim o relatório: “Aprovo o relatório preliminar e determino a instauração de sindicâncias para apuração de responsabilidades em relação: a) ao funcionamento das serventias extrajudiciais submetidas ao regime oficializado; b) aos valores em excesso e aos demais apontamentos do setor de precatórios; c) às irregularidades verificadas na Secretaria do Tribunal Pleno – submetida à Presidência do TJBA; d) ao descumprimento das determinações e recomendações constantes em relatórios de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça; e) à falta de controle das entregas de declaração de bens e renda, descumprindo a Lei de Improbidade Administrativa; f) quanto aos indícios de inconsistências verificados na variação patrimonial apurados por técnicos requisitados junto à Receita Federal”.

“Considerando-se que os fatos constantes do presente relatório, e dos relatórios de inspeções anteriores, dizem respeito à presidência anterior e atual, deverão constar das sindicâncias, como sindicados, a desembargadora Telma Laura Silva Britto e o desembargador Mário Alberto Simões Hirs. Fixo o prazo de 30 dias para que as corregedorias da capital e do interior apresentem projeto de mutirão para as unidades judiciais e extrajudiciais com atrasos mais significativos”.



Jornal do Brasil 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Casal preso por roubo faz sexo dentro da viatura de polícia

Caso foi no Espírito Santo. Simone e Laércio foram levados pela PM para a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha e autuados por roubo. Em seguida, foram encaminhados para o...

BRASIL, 28 de Mar de 2015

ITAGIMIRIM: POLÍCIA MILITAR PRENDE LADRÕES E RECUPERA MATERIAL ROUBADO DE LOJA

Operação deflagrada pelo sob o comando Capitão PM Laurentino, resultou na prisão dos elementos suspeitos do assalto de ontem na loja de produtos eletro eletrônicos em...

REGIÃO, 27 de Mar de 2015

Ônibus escolar tomba e 10 alunos ficam feridos; motorista foge

Acidente aconteceu em estrada da zona rural do município de Irará. Veículo transportava alunos que tinham acabado de deixar escola.

BAHIA, 27 de Mar de 2015

Porto Seguro: PF deflagra operação contra crimes previdenciários na região sul da BA

Segundo a Polícia Federal, vereador de Porto Seguro foi preso na cidade. Ação começou às 6h desta sexta-feira; 17 mandados devem ser cumpridos.

REGIÃO, 27 de Mar de 2015

Manifestantes fecham duas vias da BR-101, em Itabuna

Ainda de acordo com a PRF, as duas vias continuam interditadas e a retenção no fluxo da rodovia já atinge 5km nos nos sentidos Salvador e Porto Seguro.

REGIÃO, 27 de Mar de 2015

Contador é preso em operação da Polícia Federal em Teixeira de Freitas

A operação, acontece em várias cidade do extremo sul da Bahia.

REGIÃO, 27 de Mar de 2015

ITAPEBI: CONSELHO MUNICIPAL REPROVA CONTAS DA SECRETARIA DE SAÚDE

Alguns fatores contribuíram para que as contas fossem rejeitadas: pagamento de aluguéis acima do valor de mercado, falta de transparência no uso de recursos do SUS,...

ITAPEBI, 27 de Mar de 2015

Em sessão tumultuada, Câmara aprova alteração do Plano Diretor Urbano de Eunápolis

Em certo momento, o radialista se levantou no espaço reservado ao público, e dirigiu ataques aos vereadores, tendo que ser retirado do local por força da segurança...

REGIÃO, 26 de Mar de 2015

ITAGIMIRIM: LOJA DE ELETRO ELETRÔNICO É ASSALTADA E BANDIDO LEVA MAIS DE 20 APARELHOS

A comerciante teve pés e mãos amarrados por homem que chegou em uma moto preta.

REGIÃO, 26 de Mar de 2015

ITAPEBI: MÃE REVOLTADA RABISCA UNIFORME ESCOLAR DISTRIBUÍDO POR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Mãe de aluna do Colégio Municipal Antônio Carlos Magalhães se revolta com qualidade de camiseta distribuída como uniforme escolar.

ITAPEBI, 26 de Mar de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • BANDEIRA DE ITAPEBI

    Ele é do Jequitinhonha É maduro é grande é forte Tem futuro assegurado Ser da Pátria um suporte... ...Esta terra é generosa Os seus frutos são de ouro Como se isso fosse pouco O seu povo é um tesouro.


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 496