ITAPEBI: PESCAR NO RIO JEQUITINHONHA É BOM DEMAIS

OUTRAS NOTICIAS, 09 de Abr de 2012 - Vista 3533 vezes.

Localizado em Itapebi, no extremo sul do estado da Bahia, o rio Jequitinhonha traz boas opções de pesca, tanto em seu leito como nas proximidades da barragem da hidrelétrica Itapebi, obedecendo às normas de segurança da hidrelétrica. Vale a pena conferir mais esta opção.






A cidade de Itapebi, localizada no extremo sul do estado da Bahia, fica distante da capital cerca de 590 quilômetros. Pode ser atingida pela BR 101, sentido Sul partindo-se de Salvador, ou pela mesma BR sentido norte partindo do Estado do Espírito Santo. “Chegando-se à Itapebi, devemos então ir em direção da Cidade Histórica, onde uma pequena estrada pavimentada, mas cheia de curvas, portanto perigosa, nos leva para as margens do rio Jequitinhonha na Cidade Baixa”. Em Itapebi na parte alta da cidade há pousadas com preços variados e bem baratinhos, na parte baixa da cidade além da pesca se o pescador der umas voltas pelas ladeiras da cidade verá uma arquitetura antiga em prédios e casarões e ruínas que pela irresponsabilidade dos governantes, nesse caso, municipal, estadual e federal deixaram que ruíssem muitas construções do século passado.




O rio Jequitinhonha tem aproximadamente seis quilômetros de extensão aproveitáveis para a pesca subindo sentido a Barragem da Hidrelétrica Itapebi. Para encontrar outros pesqueiros mais distantes, os pescadores deverão descer o Jequitinhonha sentido à foz em Belmonte numa extensão aproximada de 100 km.









 Seus principais pesqueiros são os locais com galhadas e pedras. Para quem pesca com iscas artificiais, os peixes que mais “baterão” serão os robalos; no entanto, é possível fisgar cacharas, tucunarés e tambaquis de bom tamanho. São comuns neste rio robalos de 2, 3 e 4 kg, fisgados por pescadores amadores. Quem pesca robalo sabe que nos poços mais afastados do movimento de pessoas e pescadores mais “barulhentos” é possível fisgar peixes com até 6 kg, e é uma questão de pura sorte o embarque deste peixe, já que, estando perto das galhadas o robalo procura essa proteção após ser fisgado, muitas vezes enroscando e rompendo a linha.
As épocas boas para a pescaria no rio Jequitinhonha nesta região de Itapebi é sempre  quando a água está limpa isso ocorre a partir do mês de Abril até novembro obedecendo ao período da desova.





Nesta última semana os amigos Nego Bel, Nuno, Guga e Zé Berola estiveram no Jequitinhonha em companhia de Arnaldo e Peba de Juracy, numa pescaria que realmente deu o que falar.  Foram embarcados robalos e tucunarés que a moçada felizes  retornaram para  suas casas.


Itapebiacontece
Fotos Arnaldo Alves


 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Mário Louzada - Itapebi - 09/04/2012

" O potencial piscoso do Rio Jequitinhonha é emorme e pouco explorado. Um bom projeto de restauração e requalificação do casario da cidade histórica pode atrair muitos turistas para nossa cidade. Vale lembrar que o turismo da pesca movimenta milhöes de reais no mundo todo. "

Admiradora - Itapebi - 09/04/2012

" Arnaldo Você é admirável com as coisas que escreve sobre Itapebi, fico imaginando como uma pessoa tão preparada como você faz aqui em Itapebi vendo tudo que acontece. Os absurdos políticos que lobos fazem fantasiados de cordeiros. Deixe pra lá o que quero mesmo é dizer de seu amor por Itapebi, apesar de tudo isso que testemunhamos acontecer nos últimos 7anos você ainda faz uma matéria chamando os pescadores e turistas para vir visitar nossa cidade. Qual a estrutura que Itapebi tem para receber por exemplo 10 carros com quatro ou cinco pescadores num final de semana? Onde iriamos atender suas necessidades como por exemplo barcos (botes) pois eles viriam com suas lanchas e não teria como navegar com o rio raso como anda ultimamente devido a barragem. Você é um sonhador! Mais de qualquer forma ama essa terra que só serve para enricar prefeitos e suas famílias. Mais eles são tão burros que acaba perdendo tudo ai voltam querendo arranjar um encosto para ver se sobra algumas migalhas. Pelo menos você faz sua parte. Obrigada "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Bahia terá seis mil militares contra o Aedes aegypti

Bahia terá seis mil militares contra o Aedes aegypti

BAHIA, 12 de Fev de 2016

Criança de 4 anos explode carro com prisioneiros em vídeo do Estado Islâmico

A crueldade do Estado Islâmico parece não ter limite.

MUNDO, 12 de Fev de 2016

Salvador: Vídeo mostra resgate durante afogamento de oito pessoas na praia de Itapuã

O mar agitado de Itapuã por pouco não fez vítimas fatais nos últimos dias.

SALVADOR, 12 de Fev de 2016

JOVEM DE 23 ANOS MORRE COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA NO SUL DA BAHIA

Rafael Monteiro faleceu depois de ter sido internado em estado grave, na tarde de quarta (10) no hospital São Lucas em Itabuna Bahia. (Imagens Reprodução)

BAHIA, 12 de Fev de 2016

ITABUNA: TIROTEIO NO BAIRRO PONTALZINHO DEIXA CLIENTES DO BAR KATIKERO EM PÂNICO

Duas pessoas foram feridas, e o clima foi de terror no local. (Fotos: Internautas do ItapebiAcontece via WhatsApp))

REGIÃO, 12 de Fev de 2016

Câmeras de segurança flagram sexo em roda gigante e casal é preso

Além do circuito interno, outros visitantes também filmaram o casal mantendo relações.

MUNDO, 11 de Fev de 2016

A pedido do MPF, Justiça condena ex-prefeito de Itambé por ato de improbidade

A prefeitura de Itambé recebeu a quantia de 350 mil reais do Governo Federal, por meio do FNDE para fomentar o Programa Dinheiro Direto na Escola.

BAHIA, 11 de Fev de 2016

Ministério da Saúde confirma terceira morte por Zika em adultos no Brasil

A paciente tinha 20 anos e morava no município de Serrinha, no Rio Grande do Norte.

BRASIL, 11 de Fev de 2016

Hospital Estadual de Porto Seguro ganhará 15 novos leitos de UTI

Informou o secretário que o projeto está pronto para ser licitado e as obras devem iniciar ainda no primeiro semestre. (Foto: Ascom/Sesab)

REGIÃO, 11 de Fev de 2016

DARCLES ANDRADE E AMIGOS PRESTIGIA O CARNAVAL DE BELMONTE

O itapebiense Darcles e esposa curtiram bastante ao som de marchinhas de antigos carnavais.

OUTRAS NOTICIAS, 11 de Fev de 2016

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Apagando Velinhas

    Katê, Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades. Que temos de aprender a contar nossos dias. Hoje, mais uma janela se abre diante de seus olhos Mais um espinho foi retirado da flor, Restando somente a beleza da tão bela data. Os sintomas da felicidade se traduzem do otimismo Na fé, na esperança e no empenho por se ser melhor a cada...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 638