ITAPEBI: DOUTORA CAROLINE ANDRADE É EMPOSSADA PELO TJ-BA COMO JUÍZA LEIGA DA COMARCA

ITAPEBI, 18 de Jan de 2016 - Vista 1584 vezes.

O juiz leigo desempenha algumas funções que antes apenas o juiz togado poderia exercer, entre elas, tentar a conciliação entre as partes. (Imagem Reprodução)

Twitter: @ItapebiAcontece




No último dia 11 de janeiro a advogada Caroline Melgaço Andrade, tomou posse no Tribunal de Justiça da Bahia, como juíza leiga no Juizado Civil e Criminal de Itapebi.
A doutora Caroline estará se apresentando na Comarca a partir da próxima quinta-feira (21), para iniciar seus trabalhos junto à comunidade Itapebiense.

A apresentação da nova juíza, em Itapebi, será acompanhado pelo juiz da Comarca, Roberto Freitas.
Desta forma a partir do dia 21, as pessoas não precisam mais se dirigir às cidades vizinhas a exemplo de Eunápolis, à procura do SAC e Juizados Especiais para prestarem queixas relacionadas à Lei 9.099/95.

O que faz o juiz leigo?

Imagem Reprodução


 A figura do juiz leigo no Brasil é antiga, desde a época do Brasil Colônia. Sua atribuição, hoje, está prevista na Constituição Federal, de 1988, no contexto da criação dos juizados especiais. O inciso I do artigo 98 da Carta Magna informa que os juizados serão providos por juízes togados ou togados e leigos, permitindo, na prática, que os tribunais tenham autonomia para optar ou não pela institucionalização desse profissional. 

Sete anos depois, a Lei dos Juizados Especiais (Lei n. 9.099/1995) trouxe mais detalhes sobre as atribuições dos juízes leigos. Esclareceu que eles são auxiliares da Justiça, recrutados entre advogados com mais de cinco anos de experiência, que não podem exercer a advocacia perante os juizados enquanto permanecerem na função.

O juiz leigo desempenha algumas funções que antes apenas o juiz togado poderia exercer, entre elas, tentar a conciliação entre as partes – papel que também pode ser exercido pelo conciliador. O juiz leigo ainda pode ser acionado caso as partes aceitem resolver o conflito usando solução arbitral. 

Imagem Reprodução



Na área cível, a Lei dos Juizados é expressa ao permitir que o juiz leigo faça a instrução do processo e apresente uma proposta de decisão, desde que tudo passe por supervisão final do juiz togado. Em qualquer situação, este último pode fazer alterações ou ainda pedir a realização de novos atos probatórios. 

Já na área criminal, embora a Lei dos Juizados preveja a figura do juiz leigo, suas atribuições não ficam claras. Por esse motivo, juristas divergem sobre o papel do profissional – alguns acreditam que ele deve atuar apenas na composição cível, outros defendem que o trabalho possa se estender a outras fases processuais. 

Os tribunais vêm lançando atos normativos específicos para regulamentar à atividade dos juízes leigos, recrutados por meio de seleção pública. Este profissional já atua em estados como Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e segundo magistrados togados, têm desempenhado importante papel na solução rápida dos litígios de menor complexidade.

 
ItapebiAcontece  com informações da Agência CNJ de Notícias 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Mário Valberto - Itamaraju - 19/01/2016

" Valeu Drª Caroline! Só lembro daquela criança que passeou com a irmã Camila e a minha enteada Manu, no apartamento da Tia Lucy e do Tio Mário. Sempre falava em ser uma Juíza. Parabéns. São os votos de muitos sucessos em sua carreira.(Tio Mário, Tia Lucy, Emília e todos que te adoram. Abçs. "

Alberto - Itapebi - 19/01/2016

" Com muito orgulho digo: Parabéns Doutora Carol, temos filha da nossa terra um exemplo de cidadã de bem, que dedicou aos estudos, arrastou a barriga no chão para colher o que plantou. "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Policiais prendem maior traficante de armas do Brasil; homem morava em Miami

Frederick Barbieri fugiu para os EUA em 2010. Em maio do ano passado ele enviou 60 fuzis para o Rio, mas a carga foi interceptada no Galeão.

BRASIL, 24 de Fev de 2018

Estuprador diz não se lembrar de que estuprou bebê de quatro meses

O empenho de dois policiais militares, que conheciam bem a região de Boca do Córrego, zona rural de Belmonte, foi decisivo para a captura.

POLÍCIA, 24 de Fev de 2018

Estuprador de Santa Maria Eterna é preso em Boca do Córrego por populares

Centenas de pessoas estavam em volta do veículo, comemorando a prisão. Rairone está amarrado dentro de um carro.(Imagens: Internautas do ItapebiAcontece via WhatsApp)

POLÍCIA, 23 de Fev de 2018

Meirelles admite disputar Presidência contra Temer

Para Meirelles, a participação de Temer “não invalidaria” sua candidatura, mas apenas elevaria as alternativas no centro político.

BRASIL, 23 de Fev de 2018

Deputado Jânio Natal mais uma Vez critica más condições da BR-367 em Porto Seguro

ESTRADA PORTO SEGURO/CABRÁLIA: MUITO DESCASO E POUCA VERGONHA!

REGIÃO, 23 de Fev de 2018

Jornalista comemora que filha com síndrome rara é aprovada em Medicina

Com 20 anos, Giovanna já foi submetida a dez cirurgias em 15 anos

FAMOSOS, 23 de Fev de 2018

Bomba! Procurador pede rebaixamento do Vitória à Série B do Campeonato Baiano

Vitória além de encerrar a partida, prejudicou diretamente o Jequié e o Fluminense de Feira. Por essa razão,

ESPORTES, 22 de Fev de 2018

Uldurico Jr. nega interesse em migrar de partido: 'Eu nunca quis ir para o PR

"Eu nunca quis ir para o PR. Eu nunca pedi pra Ronaldo [Carletto] pra ir e Ronaldo nunca me convidou"

POLÍTICA, 22 de Fev de 2018

Jânio Natal reivindica pavimentação asfáltica em trecho da BA-275

O parlamentar observa que a Bahia depende prioritariamente de suas estradas para o deslocamento de pessoas e o escoamento da produção dos municípios. O Parlamentar fez a...

POLÍTICA, 22 de Fev de 2018

POLICIAIS FAZEM BUSCAS PARA PRENDER ESTUPRADOR EM ZONA RURAL DE BELMONTE

As ações vêm sendo realizadas na zona rural do município, local onde o investigado foi visto por populares em um cavalo “pedrês” (branco e preto).

REGIÃO, 22 de Fev de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 981