Afundado em dívidas, Hospital Espanhol pode fechar as portas

Geral
10 de Janeiro de 2013 18h01

A assessoria do hospital,informou que a unidade não vai se manifestar sobre o assunto.

Twitter:@ItapebiAcontece



O Hospital Espanhol, localizado na avenida Sete de Setembro, na Barra, em Salvador, pode fechar as portas por conta de dívidas a fornecedores, atraso de salários dos funcionários, leitos desativados e falta de medicamentos, colocando em em risco a vida dos pacientes, soma-se a isso, uma precária infraestrutura. O descaso foi denunciado por funcionários que preferiram não se identificar por medo de retaliação.

Mas o fato foi confirmado pelo presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed-BA), Francisco Jorge Silva Magalhães, que detalhou o caso. 
Segundo Magalhães, a Real Sociedade Espanhola, assumiu há cerca de 12 anos, o Programa de Saúde da Família (PSF) de Salvador e geria a maior parte das equipes. Sem detalhar, o sindicalista afirmou que neste período, vários episódios ocorreram e contribuíram para o declínio do atendimento da unidade.

"Teve uma série de situações que aconteceram nesse período, relacionados a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Real Sociedade Espanhola, inclusive a morte do servidor Neilton Mascarenhas. A Real Sociedade Espanhola, que teve os bens indisponíveis pela Justiça, está sendo investigada por diversos órgãos federais, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Corregedoria do SUS, entre outros. E foi durante esse processo que o hospital entrou em declínio. Há mais seis meses que não paga médicos e servidores. São dívidas vultuosas. Existe sim, essa situação precária no hospital”, contou o sindicalista que já foi processado pela Real Sociedade Espanhola, uma entidade filantrópica que tem mais de 150 anos.

Ainda segundo Magalhães, a gestora do Hospital Espanhol, construiu um prédio anexo, no mesmo bairro que a unidade, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Fontes ligadas ao Bocão News afirmam a SMS estaria em débito com a unidade, e que um grupo de empresários teria ido à Brasília para buscar 
recursos da Caixa Econômica Federal

Em contato com a assessoria do hospital, que informou que a unidade não vai se manifestar sobre o assunto. A Secretaria Municipal da Saúde também foi procurada mas até o fechamento dessa edição não deu retorno.

Por Bocão News

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Maio de 2024 10h05

Igreja Senhor dos Passos se torna primeiro santuário urbano de Feira de Santana

Localizado estrategicamente no centro comercial da segunda maior cidade da Bahia, o novo santuário atrai a atenção de milhares de pessoas diariamente

19 de Maio de 2024 09h05

30 praias improprias para banho tem Salvador neste fim de semana

Índice de balneabilidade é medido pela densidades de bactérias fecais no local

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro