AGENTES DE SAÚDE DE ITAPEBI REIVIDICAM CONDIÇÕES DE TRABALHO E MÉDICOS PARA PSF

Geral
04 de Julho de 2013 08h07

Conforme os agentes eles estão trabalhando sem a menor condição de atendimento aos pacientes de suas áreas e por isso reivindicam diretamente junto ao prefeito que contrate médicos para PSF.

Twitter: @ItapebiAcontece




Na manhã desta quarta-feira (03), Agentes Comunitários de Saúde fizeram uma caminhada até o prédio da Prefeitura Municipal de Itapebi numa tentativa de serem recebidos pelo Prefeito Municipal.
Segundo, o agente comunitário de saúde Eliomar de Oliveira Neves, a caminhada não teve o intuito de protesto, mas de mostrar principalmente  as reivindicações para que o atendimento deles seja melhorado perante a comunidade.




Conforme os agentes eles estão trabalhando sem a menor condição de atendimento aos pacientes de suas áreas e por isso reivindicam diretamente junto ao prefeito que contrate médicos para os PSF, que verifique junto à secretaria de saúde materiais básicos de trabalho, uniformes, mochilas e até mesmo equipamentos de segurança que eles trabalham sem uso.
“Para se ter uma ideia do problema, não há para trabalho material gráfico como fichas, carteirinhas do SUS etc, estamos usando fotocópias destes impressos para trabalhar, ficamos nas unidades de saúde  mais de três meses sem as fitas de medir glicemia dos pacientes diabéticos”. Disse o agente Eliomar.




Dentre muitas outras reivindicações dos agentes está a falta de médicos nos postos de saúde, inclusive o Nilton Manoel só tem médico duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras e assim mesmo meio período. Já a unidade de saúde Alípio Motta tem médico um dia e meio por semana e os atendimentos são no máximo 20 fichas por dia e normalmente tem até cinquenta pessoas para serem atendidas, os postos de saúde Eduardo Sarquis, Ventania e Cidade Baixa também não há atendimento médico; e, os pacientes também reclamam muito que não existe transportes para levar os doentes para os centros maiores como Eunápolis e Itabuna quando eles têm exames marcados. “Sentimos impossibilitados de trabalhar com prevenção e saúde uma vez que só temos medico duas vezes por semana nos postos e em meio turno, nosso intuito não é fazer nenhuma manifestação e sim conversar com o prefeito para que ele nos ajude a resolver estes problemas”. Declarou a agente de saúde Jessica Borges. “Quando foi procurado o secretário de saúde Sidinei Teixeira, disse que eles estavam com dificuldades em contratar médicos, mas, nós entendemos que a dificuldade em contratar esses médicos são os salários oferecidos que são muito baixos”. Concluiu.




“Estou de pleno acordo com o que disseram os meus colegas, inclusive o posto de saúde em que trabalho está fechado há mais de sete meses e nada foi feito até agora, o diálogo com o prefeito será como representação da voz do Povo; nós representamos a voz deles tanto quanto também as nossas necessidades; quando vamos fazer nosso trabalho na zona rural, temos que atravessar o Rio Jequitinhonha e não temos suporte de trabalho, não temos nem coletes salva-vidas, até os barcos  para a travessia quem tem que providenciar somos nós e assim por diante.” Declarou a Agente de comunitária de saúde que trabalha na cidade baixa Alessandra Meirelles.

Até o momento do fechamento desta edição ontem não conseguimos contato com o Secretário de saúde para comentar as declarações, mas segundo informações de fontes na prefeitura, uma comissão representando os agentes de saúde foi recebida pelo secretário de finanças Cesar Aleluia, ainda segundo a fonte, o mesmo se comprometeu em marcar audiência com o prefeito. Se possível ainda nesta quinta-feira.
 



ItapebiAcontece/Arnaldo Alves
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

17 de Maio de 2024 09h05

Proibido pelo TCM pagamento de escritório de advocacia pela prefeita de cidade baiana

Prefeita deve abster-se de realizar novos pagamentos até o julgamento de mérito do processo.

17 de Maio de 2024 08h05

Foto de Gabigol, do Flamengo, com camisa do Corinthians vaza e viraliza nas redes

Nas redes sociais, surgiu foto do jogador do Rubro-Negro em ambiente com amigos

17 de Maio de 2024 08h05

Tony Ramos em repouso após cirurgia no cérebro para conter sangramento.

Ator de 75 anos passou por cirurgia para drenar coágulo