APROVADA A CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO SUL DA BAHIA; ITAPEBI BENEFICIADA

Geral
09 de Maio de 2013 06h05

Com modelo pedagógico interdisciplinar, universidade beneficiará 11 mil estudantes da região. Sede em Itabuna, campus em , Porto Seguro e Teixeira de Freitas; Instituição começa a funcionar no ano que vem.

Twitter: @ItapebiAcontece



O Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (8) a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia. A instituição de ensino, com sede em Itabuna, terá cursos de bacharelado interdisciplinar sede e com campus em Porto Seguro e em Teixeira de Freitas. O texto segue para sanção presidencial.
 
Segundo o projeto, 11 mil pessoas poderão ser atendidas em pequenos municípios a exemplo de ITAPEBI, Itagimirim dentre outros. As atividades da universidade deverão começar em 2014 e a previsão é de que esteja completa em 2020.
 
Para a relatora do texto, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a iniciativa é importante para atender as pessoas em seus próprios municípios em uma região que ainda é muito carente de vagas em cursos de nível superior. A senadora informou que existem cerca de 66 mil estudantes de ensino médio na rede pública da região, mas apenas 1,5 mil vagas em instituições públicas de ensino superior.
 
Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que também foi relator da matéria, a iniciativa representa, “além de um instrumento de inclusão social, um fator de desenvolvimento e integração dessa região do sul da Bahia”.
 
A universidade também terá um modelo pedagógico diferenciado em que os alunos, após passarem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos ingressam nos programas de bacharelado interdisciplinar, em que o estudante escolhe uma entre quatro grandes áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. Após concluir o bacharelado interdisciplinar, que terá duração de três anos, o aluno poderá fazer uma opção mais específica, escolhendo uma carreira profissional.
 
O bacharelado interdisciplinar já é adotado em instituições como a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do ABC (em São Paulo).
 
ItapebiAcontece/Agência Senado 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Abril de 2024 10h04

Bilionário prepara maior usina de energia limpa do mundo, cinco vezes o tamanho de Paris

Projeto com uma ampla usina de energia solar e eólica está sendo construído na Índia com custos de US$ 20 bilhões

28 de Abril de 2024 09h04

Fúria no Tricolor: Renato ameaça abandonar o Brasileirão após derrota e expulsões

Treinador explode em entrevista e coloca cargo à disposição após revés para o Bahia

28 de Abril de 2024 09h04

Brasil CNJ faz mutirão para registrar pessoas sem documento

Ação ocorrerá entre 13 e 17 de maio de 2024