Aprovado projeto que torna mais rigorosa a lei antidrogas

Geral
23 de Maio de 2013 06h05

A proposta prevê aumento da pena para o tráfico, internação involuntária e isenção fiscal às empresas que empregarem dependentes. (Imagem divulgação.)

Twitter: @ItapebiAcontece




A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (22), projeto de lei que modifica o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad). De autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), a proposta prevê o aumento da pena para o tráfico, de cinco para oito anos, a possibilidade de internação involuntária de usuários a pedido da família e de agentes públicos e a isenção fiscal às empresas que empregarem dependentes químicos em recuperação.

De acordo com deputado Osmar Terra, depois das negociações com a Casa Civil da Presidência da República, o projeto foi modificado para estabelecer que a internação involuntária poderá ocorrer a pedido da família e com recomendação médica e, na ausência de parentes, poderá ser requerida por agente da área social também depois de avaliação médica.

Sobre o aumento da pena, Terra explicou que houve mudança no conceito de organização criminosa para poder atingir as chamadas bocas-de-fumo. “O governo aceitou que a associação de até quatro pessoas para tráfico já entrará no aumento de pena”, explicou.

O relator da proposta, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), ressaltou que a punição mais rigorosa, com o aumento da pena para o tráfico, é necessária para diminuir as mortes provocadas pelas drogas no país.

Desde o início da tarde, o plenário tenta votar a matéria, mas deputados contrários a diversos pontos do texto obstruíram a votação. A Casa analisa os 13 destaques que visam a alterar o texto principal aprovado.

ItapebiAcontece/Agência Brasil

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

13 de Maio de 2024 15h05

Abolição da escravatura: 4 pontos da história para você repensar no 13/05

Você sabia que hoje a Lei Áurea celebra 134 anos de existência?

13 de Maio de 2024 10h05

Tremores de terra de baixa intensidade são registrados no Rio Grande do Sul

Geólogo será enviado ao local para avaliar se os tremores têm ligação com a acomodação do solo afetado pela subida da água dos rios

13 de Maio de 2024 09h05

Guaíba em alerta: nível da água pode superar 5,5 metros e trazer novas inundações

A Previsão é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)