Bahia: Estado registra quase 30 óbitos por acidentes domésticos com eletricidade em 2024

Alerta
18 de Setembro de 2024 10h09

Saiba como lavar geladeiras e usar itens como sanduicheiras, chapinhas e secadores de cabelo, além de carregar celulares e lavar roupas em máquinas.

Geladeiras só devem ser lavadas desligadas — Foto: Reprodução/TV Bahia

A Bahia registrou 29 mortes por choques elétricos em acidentes elétricos, entre janeiro e setembro de 2024, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A última delas foi Maria Silva Viana, de 44 anos, que morreu após receber uma descarga elétrica em uma máquina de lavar, na segunda-feira (16), na cidade de Tanquinho, a cerca de 150 km de Salvador. A vítima não tinha filhos e dedicava a vida a cuidar dos pais idosos.

Em 2023, a Bahia foi líder nacional no ranking de mortes por choques elétricos, segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Foram 61 óbitos em 2023 no estado.

Por quase uma década o estado foi o que mais registrou acidentes com energia elétrica. No entanto, foi superado por São Paulo em 2021.

Veja abaixo algumas dicas para manusear eletrônicos dentro de casa:

1. Pode manusear secadores e chapinhas descalças no banheiro?

Segundo o engenheiro eletricista Vitor Doto, não é recomendado que as pessoas usem secadores e chapinhas no banheiro, por causa da umidade do cômodo. Caso a pessoa decida usar os equipamentos no local, a orientação é de que ela esteja calçada, para minimizar o risco de energização.

"O calçado emborrachado causa uma situação de isolamento entre a pessoa e contato com o chão molhado. A descarga elétrica se torna mais difícil de ser escoada pelo corpo", explicou.

2. Pode retirar a roupa da máquina de lavar com o equipamento ligado?

A recomendação é de que só se retire roupas da máquina de lavar com o equipamento desligado — Foto: Reprodução/TV Bahia

De acordo com o engenheiro eletricista Vitor Doto, a recomendação é para que a pessoa desligue a máquina de lavar antes de tirar as roupas. Nesse caso, a orientação também é de que ela faça isso com os pés calçados.

Caso a pessoa perceba algo diferente com o equipamento, é necessário acionar um técnico imediatamente e não mexer nele até a chegada do profissional.

"Todo equipamento elétrico que está ligado na tomada oferece risco eminente. Qualquer manuseio desses equipamentos pode gerar um choque elétrico durante o contato", afirmou.

3. Pode lavar geladeira ligada na tomada?

O engenheiro eletricista Vitor Doto explicou que as geladeiras devem ser lavadas com o equipamento desligado.

4. Pode usar o celular conectado no carregador?

Celular carregando — Foto: Divulgação

Muitas vezes são noticiados incêndios em casas causadas por celulares que explodiram enquanto carregavam na tomada. O especialista informou que a "explosão" do aparelho pode acontecer, por isso não é recomendado o uso dele conectado na energia elétrica.

"A utilização do celular ligado na rede elétrica é super arriscado. Então, deixa ele carregando e se precisar utilizar, sempre fora da rede elétrica", afirmou Vitor Doto.

Ainda segundo o engenheiro eletricista, os carregadores não originais têm dispositivos mais sensíveis a surtos elétricos.

5. Pode pegar pão na sanduicheira com o garfo?

As pessoas devem ter cuidado ao usar sanduicheira — Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma ação considerada normal pelas pessoas é pegar o pão quente, na sanduicheira, com o auxílio de um garfo ou faca. O especialista alertou que isso só pode ser feito com o equipamento fora da tomada.

Vitor Doto explicou que o equipamento é metálico. Por isso, o risco de choque elétrico é eminente.

"As pessoas devem montar um cenário que ofereça proteção", sugeriu.

 

ItapebiAcontece – G1

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

14 de Outubro de 2024 12h10

Pix fora do ar? Usuários relatam problemas com Caixa, Itaú, Nubank, BB, Inter, Bradesco

Falha geral no aplicativo está provavelmente relacionada à instabilidade sofrida pelo Banco Central do Brasil na manhã desta segunda (14)

14 de Outubro de 2024 10h10

Eunápolis no sul da Bahia entre as cidades com mais suspeitas de candidaturas laranja

O voto mais caro foi de uma candidata que tentou se eleger vereadora em Eunápolis (BA. Itagimirim que teve o prefeito reeleito, também envolvida em contrato com a firma de marketing digital.

14 de Outubro de 2024 09h10

No interior da Bahia brigadas voluntárias que vivem de doações ajudam a salvar vidas

Os voluntários que integram brigadas de emergência são responsáveis por salvar milhares de vidas em cidades baianas