Cidadãos podem viajar gratuitamente em aviões da FAB

Geral
05 de Julho de 2013 21h07

A viagem é sujeita à existência de vagas nas aeronaves e a outras condições

Twitter: @ItapebiAcontece

Qualquer cidadão pode voar gratuitamente em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para todas as regiões do Brasil. A viagem, entretanto, é sujeita à existência de vagas livres nos aviões, à disponibilidade dos voos de transporte e ao tipo e missão que a FAB vai cumprir. As informações são do UOL.

Segundo a publicação, não há regularidade de voos e, então, não existem horários, destinos e datas definidas anteriormente. Os cidadãos comuns somente podem viajar em voos da FAB já programados, diferente dos comandantes das Forças Armadas, do vice-presidente da República, de ministros de Estado, de presidentes do Legislativo (Senado e Câmara) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que podem utilizar os aviões para fazer viagens exclusivas (estas devem ser a trabalho, por emergência médica ou por motivo de segurança), conforme reportagem do UOL.


A publicação explicou como o cidadão pode fazer este tipo de viagem: é preciso procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN) da sua região, preencher uma ficha de inscrição, informar o trecho que deseja voar e anexar cópias do comprovante de residência e da identidade. No caso de menores, estes devem ser inscritos pelos pais ou responsáveis legais.

Depois do cadastro, o CAN entra em contato com a pessoa interessada quando existir voo confirmado e vagas disponíveis para o trecho que foi requerido. Os contatos das 14 unidades do CAN, localizadas no Distrito Federal e em 14 estados (inclusive na Bahia, em Salvador) estão disponíveis neste link, na pergunta de número 20 "Como posso viajar em uma aeronave da FAB?".  

A reportagem do UOL informa que ligou para as 17 unidades do CAN e que não foi possível ter informações sobre voos na maior parte do casos, sendo que, em muitas delas, o número não pertence mais à FAB, o telefone não existe ou a ligação não completa. A unidade de Salvador, por exemplo, foi uma das que tiveram número informado incorreto. Segundo a publicação, informações sobre os voos previstos e orientações de como demonstrar interesse puderam ser obtidas em São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, Canoas e Santa Maria.

A secretaria de comunicação da FAB, localizada em Brasília, afirmou à reportagem do UOL que vai corrigir os números informados na página oficial do órgão.

Polêmica
Viagens feitas com aeronaves da FAB pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Henrique Alves, causaram polêmica. Segundo a Folha de S. Paulo, Renan Calheiros viajou de avião no dia 15 de junho para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga, em Trancoso (BA). A publicação também informou que Henrique Alves utilizou um avião da FAB para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da final da Copa das Confederações no Maracanã, no último domingo (30). Calheiros e Alves informaram que vão reembolsar os cofres públicos.


Veja a lista de cidades onde existe postos do CAN: 

 
Canoas (RS)
Florianópolis (SC)
Santa Maria (RS)
Pirassununga (SP)
Guarulhos (SP) 
São José dos Campos (SP)
Rio de Janeiro 
Brasília
Campo Grande 
Anápolis (GO) 
Belém 
Boa Vista 
Manaus 
Porto Velho
Fortaleza 
Natal 
Recife
Salvador 
Alcântara (MA)
 

ItapebiAcontece/Uol

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

17 de Maio de 2024 09h05

Proibido pelo TCM pagamento de escritório de advocacia pela prefeita de cidade baiana

Prefeita deve abster-se de realizar novos pagamentos até o julgamento de mérito do processo.

17 de Maio de 2024 08h05

Foto de Gabigol, do Flamengo, com camisa do Corinthians vaza e viraliza nas redes

Nas redes sociais, surgiu foto do jogador do Rubro-Negro em ambiente com amigos

17 de Maio de 2024 08h05

Tony Ramos em repouso após cirurgia no cérebro para conter sangramento.

Ator de 75 anos passou por cirurgia para drenar coágulo