COMO ITAPEBIENSES E OUTROS BRASILEIROS REAGIRAM AO ANÚNCIO DA LIBERAÇÃO E A PRIMEIRA VACINA APLICADA CONTRA O COVID-19

Vacinas
18 de Janeiro de 2021 12h01

Aqui em Itapebi, muitos internautas seguidores do ItapebiAcontece locais e espalhados pelo Brasil, escreveram mensagens de satisfação e esperança na vacina Sinovac e Astrazeneca.

Twitter: @ItapebiAcontece

Tão logo a primeira vacina foi aplicada na enfermeira em São Paulo contra o coronavírus, os Brasileiros, baianos, itapebienses de imediato reagiram e foram às redes sociais, principalmente nas paginas do ItapebiAcontece mostrar suas esperanças com a probabilidade de a vacinação acontecer logo no próximo mês aqui na Bahia.

Outros saudaram a boa notícia, registrando em mensagens positivas a aplicação da vacina em Mônica Calazans, uma enfermeira negra de 54 anos que trabalha em uma unidade de terapia intensiva, recebeu a primeira dose do uso emergencial de dois imunizantes: a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac em colaboração com o Instituto Butantan, e o da Astrazeneca/Universidade de Oxford, elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz.

Aqui em Itapebi, além das mensagens em redes sociais, muitos internautas seguidores do Portal ItapebiAcontece espalhados pelo Brasil, escreveram mensagens de satisfação e esperança na vacina, outros até falaram de problemas enfrentados por membros de suas famílias que testaram positivo para o covid-19 (coronavírus), que foram os casos de Isadora, 23 anos e Maria Eduarda, 21 anos, filhas do editor do site ItapebiAcontece.

Solicitados pela reportagem do ItapebiAcontece, leia abaixo alguns dos depoimentos com relação à pandemia feitos por profissionais de saúde e outras áreas em algumas partes do País.

“Eu, hoje, mais que nunca estou grata a Deus por ver que agora está bem perto de chegar a nós a vacina contra esse vírus maldito que ceifou a vida de milhões de pessoas mundo afora, aqui no nosso município perdemos amigos queridos e várias famílias ficaram com medo é apreensivas, inclusive Eu. Pois infelizmente tive membros da minha família infectados. Mais graças a Deus correu tudo bem. Mas é importante enfatizar que só vacina não os deixará livre desse mal. Pois precisamos continuar com os devidos cuidados do uso da máscara e álcool gel e higienização das mãos. O ano de 2021 ainda será de cuidados e atenção”.

Maria Elisabete Cavalcante Bezerra - Agente comunitária de saúde - Itapebi Bahia.

 

“Hoje um dia histórico para nós brasileiros. A ANVISA autoriza, após uma longa espera, a liberação de duas vacinas. Coronavac Butantã e a Oxford Fiocruz. Ficamos muito esperançosos com essa liberação, pois frente a essa doença em que não se tem tratamento precoce para ela, surge enfim uma esperança de uma arma. Surge uma esperança para tantas famílias de brasileiros que conhece alguém que foi levado pelo vírus e aí eu me incluo, pois meu querido irmão Luiz Fernando também perdeu a batalha para ele em 3 de Dezembro de 2020. Que toda população consiga ter acesso a essa imunização. Que todo país possa novamente voltar a ter sua rotina com um basta a todo esse sofrimento que vivemos nesses últimos meses”.

 

Dr José Francisco C. Leite Jr - Médico Pediatra - São Paulo-SP.

“É inegável que esta pandemia,  apesar de toda a tristeza que envolve o mundo inteiro,  nos tem permitido reflexões sobre um monte de coisas, incluindo o exercício da paciência e os cuidados que devemos ter uns com os outros. Não tem sido fácil pra ninguém”.

“Então, independentemente de qualquer discussão política, as vacinas chegam para renovar os nossos ânimos. Espero que muita gente possa ser vacinada, pois somente assim conseguiremos a imunização. Que ninguém negligencie os cuidados necessários, mesmo após a vacinação. Cabe a nós seguirmos resguardado, o máximo possível, nas “trincheiras em nossas casas” a fim de evitarmos mais contaminações e também para vencermos esse vírus tão minúsculo, mas tão devastador”.

Neuza Maria kerner - Escritora - Domingos Martins - Espírito Santo

 

“Esperança renovada não só na ciência, mas, principalmente, em nós (brasileiros) como seres humanos. Para mim, a mobilização para conseguir oxigênio para os hospitais de Manaus e a vacinação da enfermeira Mônica representou isto”.

“Mas não estás vendo que é uma jogada de marketing, politicagem?”. Ninguém é burro! Mas enxergando além de todo esse momento político - quando falo em político não me posiciono “como esquerda ou direito”, melhor deixar bem claro - e “idiota” que estamos passando agora, a mobilização e a vacinação foram um sopro de vida para todos que respeitaram o isolamento, para todos que perderam alguém querido nessa batalha, para todos que tem algum familiar ou amigo hospitalizado. Acredito que no início dessa pandemia ele foi extremamente necessário para que pudéssemos entender e aprender como evitar a proliferação do vírus. Infelizmente, ele ainda continua necessário pelo egoísmo, prepotência e falta de humanidade de algumas pessoas que insistem em não usar máscara, em não respeitar o distanciamento social, em não respeitar os protocolos necessários para resguardar vidas! Que tudo que presenciamos estes últimos dias seja realmente um grande aprendizado e uma mudança para melhor. Esta é a minha esperança “renovada”!

Eduarda Toralles – Jornalista – Eunápolis – Bahia

 

"Estou muito feliz com a aprovação da vacina e por já está vendo pessoas sendo vacinadas. Tem sido dias difíceis, o negacionismo de muitos tira a nossa esperança, mas o dia de hoje devolveu um pouco dessa esperança. É importante lembrar que ainda temos um longo caminho pela frente, mesmo com a vacina não podemos afrouxar os cuidados, mas estamos mais perto de vivermos dias melhores. Obrigada aos cientistas e a todos os profissionais da saúde que estão lutando pelo povo do mundo".

Isadora Cavalcante Alves - Estudante de Biomedicina - Salvador-Bahia

 

“A discussão acerca do uso e eficiência da vacina contra a COVID-19 tem se intensificado nas redes sociais, bem como entre nossos familiares e amigos. Eu, particularmente, sou a favor de que a vacina chegue logo até nós, primeira porque é uma doença que já causou e vem causando muito medo, muita dor, segundo porque precisamos retomar nossas atividades diárias com segurança”.

Ednazilda Souza – Advogada – Professora - Itapebi-Bahia

 

“A humanidade foi brutalmente acometida por um inimigo invisível e avassalador, o Covid-19, ceifando vidas e causando danos irreparáveis. Durante meses inúmeras pessoas vêm tentando frear esse vírus maldito seja de forma direta trabalhando em hospitais, em postos de saúde, através dos meios de comunicação, ou indiretamente, respeitando as orientações da OMS, todos na tentativa de salvar vidas. Mas infelizmente não foi o suficiente para evitarmos a dor e sofrimento de muitos amigos e familiares.

Graças a Deus, a comunidade científica lutou de forma incansável em busca de uma vacina que mudasse esse quadro terrível. E finalmente somos presenteados com o bem mais necessário para toda humanidade, a Vacina contra o Coronavírus, a chance que temos para suprimir esse vírus maldito e tremendamente agressivo.

Diante disso, devemos entrar em uma campanha maciça, sem paixão política, mas apaixonados pela vida, buscando sensibilizar a população sobre a importância da imunização. Lembrando que não estaremos apenas nos protegendo, como também os nossos entes queridos e muitos que não chegaremos a conhecer, permitindo assim que pessoas vivam mais e com mais saúde. “Vamos ajudar a escrever uma página feliz na história da humanidade”. “Diga SIM a VIDA, Diga SIM a VACINAÇÃO contra o Coronavirus”.

Marcia Botelho – Professora – Itapebi – Bahia

 

Eu, Edson, mesmo tenho muita esperança neste momento em que a ANVISA aprovou a eficácia Coronavac e a Oxford nos deixa muito alegre na esperança de tudo voltar ao normal. Eu sentir na pele o que é ficar preocupado com um familiar infectado, passei duas semanas tenso com minha filha que foi assintomática, mas passamos apertado e fico imaginando o desespero de quem tem parente hospitalizado, mais apegamos com Deus que está vacina vai nos dar a normalidade em no de Jesus.

 

Edson Sátlles – Servidor Público – Itapebi- Bahia

 

“A aprovação dessas vacinas aqui no Brasil acendeu em nós a chama da esperança, de viver sim dias melhores, com mais confiança de que tudo isso possa passar. Como profissional da saúde, o sentimento é de conquista, uma Vitória de todos nós. A batalha foi bem difícil, como sempre manifestei aqui, o mais difícil de tudo isso era aliar a necessidade de ajudar as pessoas ao medo de está à frente a esse enfrentamento. Claro que a vacina não irá solucionar todos os problemas relacionados ao vírus, pelo menos de imediato. Sabe-se que até vacinar o país todo demandará um tempo, além das etapas dessas vacinas e do percentual de eficácia. Por isso Arnaldo, os cuidados e práticas sanitárias ainda deverão fazer parte do nosso dia a dia. É imprescindível seguir com o uso da máscara, da higienização das mãos e manter o distanciamento social. Esse é apenas o começo, mas estejamos confiantes de que tudo isso vai passar.”

Lucas Freitas – Fisioterapeuta e um dos profissionais que enfrentou na linha de frente o trabalho de combate ao Covid-19 – Itapebi-Bahia

 

“A aprovação da vacina é um momento histórico para um país que enfrenta um dos seus maiores desafios. São mais de 200 mil vidas que se foram e a ciência brasileira mostra que é comprometida com a vida. Esperamos que essa vacina seja realmente eficaz e imunize nosso Planeta.”

Maria Eduarda Cavalcante Alves - Estudante de Direito - Itapebi – Bahia

 

"Diante do exposto precisamos lembrar a todos que a Vacina a princípio é uma proteção individual que muitos precisam usar para contribuir com o coletivo, lembrando que após a vacina continuamos sendo disseminadores do vírus, lembrando que a projeção é para que estejamos todos vacinados até o final de 2021, daqui até lá ainda vamos conviver com essa doença que já levou milhões de pessoas."

Sergio Murilo Cerqueira Menezes – Ex-secretário de saúde do município (2018/2020) – Itapebi - Bahia

 

O ItapebiAcontece com essa matéria só quer contribuir com as informações de pessoas que viveram e estão vivendo os problemas causados pela pandemia, principalmente em nosso município, por isso agradecemos as pessoas de outros municípios e estados que gentilmente responderam nossas perguntas. Aqueles que por um motivo ou outro não nos responderam, queremos enfatizar que o nosso intuito é de informação e não de críticas ou cunho político.

Mesmo quando chegar a vacina continue usando máscaras, higienizando suas mãos com Álcool gel e lavando com água e sabão.

 

 

Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Abril de 2024 12h04

Itapebi se prepara para o "Dia D" da vacinação contra a gripe neste sábado!

Imunização contra a influenza em foco para proteger os grupos prioritários.

19 de Abril de 2024 09h04

Por que "Dia do Índio" é Pejorativo? Desvendando a História e Celebrando os Povos Indígenas

Mudança foi oficializada em lei de 2022. Para indígenas, alteração reflete em reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)