Conheça o adolescente que vende paçoca para realizar sonho de ser empresário

Gente
23 de Outubro de 2019 18h10

Além de vender paçoca, o garoto também faz palestras em escolas públicas sobre educação financeira

Twitter: @ItapebiAcontece

 

Imagem: Reprodução

Movido pelo sonho de ser empresário, com apenas 16 anos, Wendell Ferreira vende paçoca em semáforos das ruas de Salvador. O adolescente já trabalhou como jovem aprendiz e pediu demissão para abrir sua marca de roupas, que acabou não dando certo, mas se engana quem pensa que ele desistiu.

"Minha mãe ganhava um salário mínimo e o que ela recebia era para pagar as despesas da casa, no final não sobrava nada, aí eu comecei a pesquisar na internet e percebi que eu poderia mudar a história dos meus pais e da nova geração da minha família”, comenta Wendell.

O sonho de ser empresário já é antigo, desde pequeno ele percebeu que queria viver uma realidade diferente daquela que via no seu dia a dia. "Nos finais de semana eu ia para uma casa de família onde minha mãe trabalhava e via uma outra realidade. Eu cresci nesses dois ambientes e comecei a pensar o que eu poderia fazer para morar numa casa com piscina, para mudar a vida que eu tenho", diz.

Morador do bairro da Liberdade, Wendell se desloca para a avenida ACM com seu banner escrito “Quero ser empresário, para tudo tem um começo”. O sinal vermelho é o momento de se aproximar dos motoristas e tentar vender as paçocas. Desse jeito, ele começou a ficar conhecido como Wendell da paçoca e seus intagram já reúne mais de 8 mil seguidores.

Nas redes sociais o garoto divulga seu trabalho com frases motivacionais, além de conteúdos sobre educação financeira. “Uma coisa que eu quero passar para os jovens que me seguem é: você pode, você consegue, não ligue para o que as pessoas vão dizer, porque se você não fizer nada para realizar os seus sonhos, ninguém vai fazer para você”, destaca ele.

Para incentivar outros jovens baianos, Wendell começou a realizar palestras em escolas públicas da capital baiana, através um projeto em conjunto com outra adolescente e sua tia, que é uma das suas maiores incentivadoras e o acompanha em todos os lugares.

O jovem, que está no primeiro ano do ensino médio, costuma se dedicar diariamente ao seu sonho, ele costuma ler bastante sobre educação financeira, marketing e também assiste aulas no youtube. Mesmo com toda essa dedicação, ele conta que costuma guardar um tempo para o lazer e quando se sente cansado ou desmotivado, costuma lembrar do que o motiva.

"Eu tenho um quadro dos sonhos e os meus objetivos são poder fundar a minha empresa para ajudar pessoas, crescer o projeto 'Fortunando', ter uma casa boa para morar, abrir um restaurante para minha mãe, poder viajar, ter meu próprio carro e escrever meu livro", revela ele.

No semáforo Wendell também adquiriu conhecimento e emocionado ele conta que aprendeu a ser grato. “Na sinaleira eu aprendi que devemos agradecer tudo que vem nas nossas vidas, trabalho com os flanelinhas e eles sempre agradecem por qualquer moeda que ganham, tudo eles agradecem, até quando está chovendo”.

Muitas pessoas que conheceram o adolescente se comoveram com sua história e resolveram ajudar, através disso Wendell já começou a fazer alguns cursos. Até mesmo a marca da paçoca que ele vende já mandou presentes. "É surreal! As pessoas me reconhecem na rua, dizem que são fãs e que eu sou uma inspiração. Às vezes fico envergonhado, mas percebi que estou inspirando muitas pessoas".

"Até hoje quando olho os produtos que eu não acredito, a marca mandou também uma carta com meu nome, eles sabem que existo!", vibra Wendell. A tia orgulhosa, Juliana Guimarães conta que o sobrinho é mais que um vendedor de paçoca. "Hoje ele não é só um vendedor de paçoca, é um vendedor que traz uma mensagem que faz parte de um projeto para ajudar jovens", relata ela.

Wendell pretende vender paçoca até arrecadar uma certa quantia em dinheiro, para poder começar a investir no marketing digital. Além disso, ele também pretende continuar estudando para fazer faculdade de Psicologia e seguir ajudando outras pessoas.

 

ItapebiAcontece / A Tarde *Sob supervisão da editora Maiara Lopes

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país