CPI em Itapebi: vereadores investigam prefeito Juarez Oliveira “Peba” e a política local “acelera” a movimentação

POLÍTICA LOCAL
18 de Novembro de 2023 06h11

O que deixou a política itapebiense confusa foi à unanimidade na criação da CPI (Comissão Processante) (9X0).

Twitter: @arnaldofenix

Imagens Reproduzidas da Internet

Há quatro dias em sessão da câmara, os nove vereadores de Itapebi assinaram um requerimento de instalação de uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar Juarez da Silva Oliveira “Peba”, (Avante), Prefeito no município do sul baiano. Segundo informações o processo das denúncias tem mais de 400 páginas.

O que deixou a política itapebiense confusa foi à unanimidade na criação da CPI (Comissão Processante), para apuração das denúncias de eventuais crimes político-administrativos cometidos pelo prefeito Juarez Oliveira, “Peba”, (Avante).

A ata da sessão foi publicada no Diário Oficial com data de 8 de novembro. Denúncias foram apresentadas na Casa Legislativa.

O que chama atenção é que a oposição declarada ao poder executivo atual, soma 5 vereadores, apelidado o grupo como “quinteto” e declarado como base de apoio ao governo municipal, três vereadores. O Vereador Leo de Noeme se define como oposição, mais diz não fazer parte de nenhum grupo.

O ItapebiAcontece já conversou com algumas fontes e inclusive com o vereador Leo de Noeme, que se declarou pré-candidato a Prefeito nas próximas eleições.

Trechos da conversa com o vereador Leo de Noeme

Como você se define hoje na câmara, oposição junto aos cinco vereadores (chamados de quinteto)?

 “Arnaldo, me coloco apenas como Léo nesse momento, às vezes de comum acordo estou à disposição dos 5 edis e às vezes discordo de algumas coisas, como te falei antes tenho uma pré-candidatura a prefeito, esse é meu foco; precisamos fazer alianças e até o momento não existe martelo batido no grupo dos 5 vereadores ou uma oposição "solo”, ou seja, individual.”.

“Sim; continuo na minha mesma pretensão e sonho, me preparei pra isso durante 10 anos, Estudei administração e contabilidade, busquei mudar e aprender com os erros, passei por 3 mandatos de vereador e 2 de presidente de câmara. Hoje me sinto 100% preparado para administrar minha cidade”

Situação ou oposição?  

“Pertenço à oposição, mas no grupo Léo de Noeme”.

O que você acha dessa comissão processante? 

“Houve o sorteio na câmara, foi criada a comissão, agora cabe a eles a investigação e relatório sobre a denúncia”.

Porque houve unanimidade na aprovação da denúncia, se existe 3 vereadores declarados base do governo?

“Acredito que todos querem apenas saber a verdade como base do governo executivo”

O que Você pode dizer sobre isso?

“Os vereadores devem respeito ao povo, afinal é o povo que elege cada edil da casa legislativa. Estarei com minha cabeça sempre erguida do lado sempre da verdade.”

Defina Léo de Noeme.

“Sobre Léo de Noeme continuo no meu mesmo ideal. Minha pré-candidatura a prefeito de itapebi ao lado da oposição. Não sou laranja nem vice de ninguém. Tenho história como todos têm e o futuro a Deus pertence. O povo saberá decidir o melhor para cada um deles para seus próximos 4 anos, quero uma cidade melhor gerando emprego e renda, uma cidade fortalecida, quero que meu povo, nosso povo, volte a sorrir e ter orgulho de dizer que é filho dessa terra. Eu amo itapebi e a única coisa que quero é um itapebi melhor para todos e todas!“ Encerrou.

Embora o instrumento de apuração de denúncias em câmara municipais seja Comissão Especial de Inquérito (CEI), os edis sustenta a criação da CPI.

A Comissão Processante é formada pelos vereadores Wagner Teixeira Soares (Pode), (presidente), Paulo Henrique Nascimento (Progressista), (relator) e Vagner Santos do Carmo. (Solidariedade), membro.

Os prazos de investigações são de 90 dias, podendo ser estendida por mais 90.

Outras fontes ao ItapebiAcontece disseram que há a possibilidade de renúncia ao cargo de um dos vereadores para que o “suplente” assuma e assim seria um voto a mais a favor da administração. Já existem outros que dizem que o certo vereador que nenhum lado quer, pois formaria opinião pública negativa para as pretensões de qualquer que fosse o lado. Outras conversas que surgem ao “pé de Orelha”, é que pode sobrar para o vice-prefeito o cargo por uma renúncia do atual prefeito caso ele perceba que não haverá viravolta favorável. Nesse caso, o prefeito que assumir terá além da máquina na mão o poder para mudar os rumos da política e de candidaturas, ou seja; novos candidatos e todo jogo político ficaria diferenciado e dividido. Será?

Existem informações de que já está acontecendo reuniões com certo líder político e que é ex-deputado federal com um também ex-prefeito, uma pré-candidata e um deputado estadual, que não fará politica direta as eleições de Itapebi, mas indireta sim. Esse deputado estadual está na eminência de ser candidato em outro município lá na região metropolitana de Salvador. Acontecerão muitos capítulos nessa “novela” política no velho e cobiçado município de Itapebi. O que se sabe é que reuniões “políticas” também estão acontecendo em Salvador com membros oposicionistas da política itapebiense. Acredita-se que estão tentando convencimentos a um nome “forte” para vice em uma chapa, mais parece que o “cobiçado possível candidato” a vice não está querendo e, sim para ser o candidato a prefeito.  Acredita-se que a movimentação política em Itapebi acontecerá mais cedo que se imagina.

“A política é o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida”. Essa palavra também faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração pública com o objetivo final de administrar o patrimônio público e promover o bem público, isto é, o bem de todos.

Para o ato de governar, uma característica fundamental é a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas. “Sendo assim, o político deve conduzir sua gestão de forma a mediar os conflitos existentes na sociedade de forma a encontrar uma saída que seja boa para todos.”

 

O prefeito Juarez Oliveira “Peba” (Avante) ainda não se pronunciou sobre os assuntos. As investigações têm como alvo a gestão dele.

A reportagem do ItapebiAcontece tentou contato telefônico no final desta sexta-feira (17), mas não conseguiu falar com o prefeito.

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Zelia Alves de Oliveira
  • Comentário: Política chegou os vereadores se fingindo ser favorável ao povo achando que todos são besta todos sabem que isso aí se chama dinheiro na mesa e eu mim calo quero dinheiro pra fazer política o golpe tá aí cai quem quer nunca fui favorável essa gestão PEBA.

18 de Junho de 2024 12h06

Palmeiras e Dudu têm relação abalada, e Abel dá primeiro passo para recomeço

Negociação com o Cruzeiro gerou ruídos, e camisa 7 decidiu ficar horas depois de a presidente Leila Pereira falar em fim de ciclo. Técnico defendeu a relação com atacante e o aguarda

18 de Junho de 2024 10h06

Febre Oropouche faz primeira vítima fatal na Bahia; segundo caso é investigado

Paciente era da cidade de Valença, no baixo sul do estado, e tinha 24 anos. Caso investigado é de Camamu, na mesma região.

18 de Junho de 2024 09h06

Polícia tem 3 hipóteses para morte dos que tentaram sequestrar Moro; entenda

As investigações buscam revelar o motivo da morte de Janeferson Aparecido Mariano e Reginaldo Oliveira Souza