Empresa ligada a Ronaldo já faturou mais de 33 milhões com contratos para copa

Geral
15 de Março de 2014 12h03

Uma das empresas sócias do ex-jogador Ronaldo, a WPP do Brasil fatura alto com um contrato do governo federal para a divulgação da Copa-2014

Twitter: @ItapebiAcontece




Segundo o Portal Revolta Brasil, uma das empresas sócias do ex-jogador Ronaldo, a WPP do Brasil fatura alto com um contrato do governo federal para a divulgação da Copa-2014. O ex-astro da seleção brasileira é membro da cúpula do COL (Comitê Organizador Local) e tem participação na 9ine, agência de publicidade e marketing esportivo integrante da holding em questão. Isso tem gerado alguns conflitos de interesses.

Neste caso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) fechou um contrato de serviços de consultoria com a Ogilvy & Mathers Brasil Comunicação, que faz parte do grupo WPP do Brasil. Assim, o dinheiro público vai para os cofres da WPP, sócia de Ronaldo. Mas assessores do ex-jogador, da empresa, do comitê organizador e da Embratur negam relação entre o contrato público e ele.
A história começa em 2010. Foi em setembro daquele ano que Ronaldo e a WPP do Brasil anunciaram um acordo para a criação da 9ine.

Um mês depois, em outubro de 2010, a Ogilvy ganhou uma licitação da Embratur, órgão do Ministério do Turismo. O objetivo era divulgar o Brasil no exterior como parte das ações relacionadas à organização da Copa-2014.

Houve uma concorrência pública com quatro lotes. A Ogilvy ficou com o pacote da Europa. Para ganhar a licitação, a empresa não apresentou o valor mais baixo. Seu preço foi o segundo menor, acima da Burston Marsteller. Mas a agência ficou com a maior nota técnica e por isso levou o contrato.

Desde então, a empresa já recebeu R$ 33,4 milhões da Embratur em levantamento feito pelo blog nas contas públicas.  Como a WPP é a maior acionista da Ogilvy, é a empresa que fica com o grosso do dinheiro. O contrato começou no final de 2010 e foi estendido por meio de aditivo até junho de 2014.

Durante a sua execução, em novembro de 2011, Ronaldo tornou-se membro da cúpula do COL. A partir daí, começou a atuar como um embaixador do Mundial justamente divulgando o Brasil no exterior, na maioria das vezes em ações coordenadas com o governo federal.

“Como membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA, Ronaldo participou de alguns eventos e visitas a redações de países da Europa, como Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Em algumas ocasiões, um representante do governo federal também esteve presente”, disse o comitê.

001-2

A tarefa é similar ao que faz a Ogilvy. Em dezembro de 2013, por exemplo, a empresa organizou uma viagem para 29 jornalistas estrangeiros pelo Brasil para conhecer as cidades-sede da Copa. O ex-jogador não participou desse evento. Mas o COL e a Fifa atuaram como parceiros.

“No detalhamento do objeto desse contrato (Com a Ogilvy), está prevista a organização, planejamento, acompanhamento e avaliação de viagens internacionais (press trips), objetivando conquistar o maior número possível de matérias espontâneas sobre os destinos turísticos brasileiros a partir da experiência vivida presencialmente”, explicou a Embratur.

Além do governo federal, a Ogilvy já prestou serviços para a própria Fifa e para o COL na Copa das Confederações. Foi contratada para uma campanha promocional sobre o evento em concorrência interna das entidades.
 

Registro da 9ine mostra que a principal sócia é a WPP Brasil
 

Registro da 9ine mostra que a principal sócia é a WPP Brasil

A assessoria de Ronaldo negou qualquer relação entre ele e a Ogilvy, reconhecendo apenas que ele é sócio da WPP:

 

“Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que o Ronaldo não é – e nunca foi – sócio da Ogilvy. Esta informação é equivocada. O Ronaldo é um dos proprietários da 9ine. A 9ine nasceu de uma parceria entre ele e a WPP. A Ogilvy é uma das empresas que integra o WPP – maior grupo de comunicação do mundo. Mas ser sócio da 9ine não faz do Ronaldo sócio de quaisquer empresas que compõem o grupo WPP. São sociedades distintas”, afirmou sua assessoria.

Mesma posição adotou a assessoria da Ogilvy e da 9ine. Sim, apesar da alegação de que são empresas distintas, a assessoria de imprensa é a mesma.

“O Grupo Ogilvy Brasil, que compreende agências como Ogilvy & Mather, OgilvyOne,  9ine, DAVID, HotWorks, Foster, Newport e Etco, esclarece que a ligação do ex-jogador Ronaldo é única e exclusiva com a agência de publicidade 9ine, especializada em marketing esportivo e entretenimento. Apesar de pertencerem ao mesmo grupo econômico (o inglês WPP Group, listado nas Bolsas de NY e de Londres), essas empresas atuam em imóveis independentes e atendem clientes conflitantes. Portanto, Ronaldo não tem qualquer ligação com a estrutura societária e nem mesmo com os negócios da agência Ogilvy & Mather”, afirmou a assessoria da holding Ogilvy e da 9ine.

Itapebiacontece/RevoltaBrasil


Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

03 de Maio de 2024 17h05

Chuvas no RS: prefeitura evacua centro de Porto Alegre por cheia histórica do Rio Guaíba

Autoridades trabalham para resgatar moradores de áreas alagadas, com nível do rio podendo chegar a 5 metros na tarde desta sexta-feira (3)

03 de Maio de 2024 16h05

Execução brutal! Homem é morto dentro de casa por três encapuzados em Itapebi

Polícia busca autores de homicídio: Carro usado pelos criminosos já foi encontrado.

02 de Maio de 2024 15h05

Luto em Camacã: Motorista de ambulância morre em colisão com caminhão

A Comunidade camacanense lamenta morte de Romeu Seara Lima, Pai de Quatro, em Acidente