Ex-superministro, Guedes ruiu em quase quatro anos com ineficiência e declarações assombrosas

Polícia
30 de Junho de 2022 11h06

Desde que assumiu o cargo como “superministro” (fundindo as pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria), no entanto, o economista está longe de cumprir as expectativas e já admite uma maior participação do Estado nas contas

Twitter: @ItapebiAcontece

imagens: Reprodução

Quando, nos anos 1980, os economistas do governo Sarney apelidaram Paulo Guedes de Beato Salú — personagem lunático da novela ‘Roque Santeiro’ que saía pelas ruas anunciando o fim do mundo — certamente não poderiam imaginar que ele trabalharia ativamente para a chegada do juízo final.

Cotado pelo governo Bolsonaro como um guru da economia, o “Posto Ipiranga” do presidente vai completar quatro anos de mandato à frente do Ministério com uma carga de trapalhadas, declarações equivocadas e promessas não cumpridas. Antes de integrar o time do Planalto, Paulo Roberto Nunes Guedes, de 72 anos, era conhecido pelo posicionamento ultraliberalista adotado em mais de 40 anos de carreira.

Durante a campanha, em 2018, fez promessas como zerar o déficit público em um ano, arrecadar R$ 2 trilhões com privatizações e venda de imóveis da União, e aplicar uma ampla agenda de reformas. Desde que assumiu o cargo como “superministro” (fundindo as pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria), no entanto, o economista está longe de cumprir as expectativas e já admite uma maior participação do Estado nas contas.

“O componente político vai diminuindo um pouco a intensidade do vetor liberal, mas ainda estamos aí com 60% na direção certa”, afirmou em 2021.

Em 2022, ano de eleição, o Congresso aprecia uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que deve incluir um aumento no vale-gás, no Auxílio Brasil e ainda um benefício adicional para os caminhoneiros. Isso em meio à alta da inflação, desemprego e o aumento do índice de fome no país.

Em março deste ano, o Brasil registrou a maior inflação para o mês desde o lançamento do Plano Real, de acordo com o IBGE. No último ano, cerca de 14 milhões de brasileiros entraram para o mapa da fome. Enquanto a economia patina, e a vida fica cada vez pior para os mais pobres, entretanto, Guedes não parece muito preocupado.

Em uma declaração em fevereiro de 2020, afirmou que o dólar alto é bom, uma vez que “empregada doméstica estava indo para Disney, uma festa danada”

Confira algumas das pérolas de Paulo Guedes:

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 08h04

Jovens brilham, e Palmeiras vence Del Valle com virada no último lance

Luis Guilherme marcou o gol da vitória na altitude aos 51 minutos do segundo tempo

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.