Inaugurada a policlínica pelo Governador, Secretário de saúde e sete prefeitos da região da Costa do Descobrimento; Eunápolis aderiu

Região
10 de Junho de 2021 15h06

Serão beneficiados sete municípios do extremo sul do estado; Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela , Guaratinga, com a adesão de Eunápolis à véspera da inauguração. Apenas Porto Seguro ficou fora do rateio.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

Exames solicitados pelo SUS estão disponíveis para mais cerca de 230 mil baianos, moradores de sete municípios do Extremo Sul do estado, por meio da 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia, inaugurada nesta quinta-feira (10), em Eunápolis, pelo governador Rui Costa, com a presença do Governador Rui Costa,  secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, Os Prefeitos, Agnelo (Cabrália) Presidente do Consórcio de Saúde Costa do Descobrimento Juarez Silva Oliveira “Peba” (PP), (Itapebi), Vice-presidente, Luciano Francisqueto, (Itabela),  Luizinho (Itagimirim), Marlene Dantas (Guaratinga), Bebeto Gama (Belmonte) na véspera da inauguração, com a adesão Cordélia Torres de Eunápolis. Apenas Porto Seguro do prefeito Jânio Natal ficou fora do rateio.

Imagem: Internauta  ItapebiAcontece

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração da 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia, além do vice-prefeito Ademar Jacó, "Mazinho", vereadores do município de Itapebi, dentre eles, destacando-se o Vereador Wagner Teixeira Soares.

Com investimento de R$ 27 milhões, entre obras e equipamentos, a policlínica vai contar ainda com cinco micro-ônibus para fazer o transporte gratuito dos pacientes dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália até Eunápolis, e também a volta para casa.

Imagem: Internauta ItapebiAcontece

No destaque Vereador Wagner Teixeira e o Governador Rui Costa

De acordo com o governador, além das obras e equipamentos, para o funcionamento da policlínica, o Governo do Estado também arca com 40% dos custos.

“Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Então, as prefeituras que já aderiram aos consórcios tiveram redução da sua despesa, pois o valor pago às policlínicas leva em conta apenas o pagamento dos profissionais, a manutenção e os materiais utilizados, não inclui o que foi investido na unidade”, destacou.

Sobre Porto Seguro, município pertencente à região, que não aderiu ao consórcio, o governador garantiu que a adesão pode ser feita a qualquer momento. “As policlínicas estão de portas abertas, e o gestor pode fazer a consulta de quanto a prefeitura, proporcionalmente, vai gastar com os custos dos serviços”, explicou.

O presidente do consórcio e prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, ressaltou que “a economia é um fator positivo, mas o mais importante é poder salvar vidas. A policlínica vai ofertar muito mais serviços do que eu posso ofertar no meu município. E, para isso, não vou gastar um terço do que gastaria se implantasse esses serviços em Santa Cruz Cabrália”. O município de Eunápolis foi o sétimo e último a assinar o contrato e ingressar no consórcio, na quarta-feira (10).

Imagem: Internauta ItapebiAcontece

O Prefeito de Itapebi e Vice-presidente do Consórcio de Saúde Costa do Descobrimento Juarez Silva Oliveira “Peba” (PP), afirmou ao site ItapebiAcontece que a inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) e já na sexta-feira (11), a Policlínica em Eunápolis já estará recebendo Itapebienses para fazer  exames.

Imagem: Arquivo ItapebiAcontece

Vice-presidente do Consórcio Costa do Descobrimento, Prefeito Juarez Silva Oliveira "Peba"

Devido problemas de saúde na família, dona Jairene Botelho secretária de saúde do município de Itapebi, não pôde estar presente à cerimônia de Inauguração da 17ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia,

Infraestrutura e serviços

A nova Policlínica Regional de Saúde, instalada em um prédio de um único pavimento, tem uma área construída de 2,8 mil metros quadrados. As obras foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a unidade não funciona de portas abertas; os exames são realizados por agendamento, o que garante um atendimento com rapidez e sem filas.

“A policlínica vai atender pessoas com hora marcada, através do sistema informatizado das prefeituras. As pessoas virão dos demais municípios com um transporte sanitário, micro-ônibus com ar condicionado e wi-fi, e retornarão para suas casas no mesmo transporte”, disse.

O titular da Sesab destacou ainda que, durante a pandemia, estão sendo adotados todos os protocolos de segurança para proteger os pacientes enquanto estão sendo transportados. “Adotamos precauções como distanciamento, redução do número de pessoas nos micro-ônibus, o uso de álcool em gel e averiguação da temperatura”.

A unidade atenderá nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia Fisioterapia e Ortopedia. Ainda há especialidades não médicas, como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutricionista. O equipamento vai oferecer também exames como ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, Holter, MAPA, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, Raio-X, e tomografia.

Para o funcionamento adequado, a policlínica conta com mais de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos.

Imagem: Internauta ItapebiAcontece

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

29 de Março de 2024 10h03

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

29 de Março de 2024 09h03

Palmeiras conta com estrela de Endrick para seguir na briga pelo tri do Paulista

Não foi fácil. Jogo duro e contra um adversário que acumula boas campanhas nas competições que disputa nos últimos anos.

29 de Março de 2024 08h03

Sexta-feira Santa – O dia que os católicos celebram a paixão e a morte de Cristo

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão.