Itamaraty condena invasão da embaixada do México pelo Equador

Brasil
06 de Abril de 2024 16h04

De acordo com a pasta, a ação não atende os tratados internacionais que fazem dos locais de Missão Diplomática invioláveis

Twitter: @arnaldofenix

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou em nota que condena a invasão, por parte de forças policiais equatorianas, da Embaixada do México em Quito, capital do Equador. Segundo o comunicado emitido pelo Itamaraty neste sábado (6), a ação violou tratados internacionais.

“A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas que, em seu artigo 22, dispõe que os locais de uma Missão diplomática são invioláveis, podendo ser acessados por agentes do Estado receptor somente com o consentimento do Chefe da Missão”, diz trecho da nota. 

A polícia do Equador invadiu a embaixada do México em Quito nesta sexta-feira (5) e prendeu Jorge David Glas Espinel, o ex-vice-presidente equatoriano que vivia na embaixada desde dezembro do ano passado condenado duas vezes por corrupção, em um dos casos envolvendo a Odebrecht, em que deveria cumprir 6 anos de prisão.

“A medida levada a cabo pelo governo equatoriano constitui grave precedente, cabendo ser objeto de enérgico repúdio, qualquer que seja a justificativa para sua realização”, disse o Itamaraty. ‎” O governo brasileiro manifesta, finalmente, sua solidariedade ao governo mexicano”, concluiu o MRE.

ItapebiAcontece - Metro 1

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

04 de Maio de 2024 10h05

Chuvas no RS: número de mortos após tempestades chega a 56

Estado contabiliza 74 pessoas feridas e 67 desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil

04 de Maio de 2024 08h05

Cidades do interior dobram número de moradores em apartamentos

Baianos buscam tranquilidade e custo de vida mais baixo em municípios menores

03 de Maio de 2024 17h05

Chuvas no RS: prefeitura evacua centro de Porto Alegre por cheia histórica do Rio Guaíba

Autoridades trabalham para resgatar moradores de áreas alagadas, com nível do rio podendo chegar a 5 metros na tarde desta sexta-feira (3)