ITAPEBI: DIVULGADOS PROCEDIMENTOS DE APURAÇÃO E RESULTADOS DA ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES

Geral
08 de Outubro de 2019 11h10

A eleição aconteceu em diversos pontos do município, (Escola ACM, cidade Histórica, Ventania e Caiubi) a votação aconteceu das 8h às 17h.

Twitter: @ItapebiAcontece

 

 

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram no último domingo (06) a eleição para conselheiros tutelares.

 

A eleição aconteceu em diversos pontos do município (Escola ACM, cidade baixa, Ventania e Caiubi) das 8h às 17h. Uma grande participação de eleitores, mesmo o voto sendo facultativo, onde 2.875 pessoas compareceram às secções. Lembrando que os eleitos serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes durante o mandato de 2020 a 2024.

 

Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos e fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos.

 

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

A equipe de coordenadores e mesários nessa eleição contou com integrantes do CMDCA e alguns funcionários públicos municipais, previamente escolhidos e treinados para esse processo eleitoral. Todas as orientações aos candidatos foram realizadas em diversas reuniões, com a finalidade de manter a ordem e o respeito ao processo.

 

Cada candidato pôde indicar e cadastrar um fiscal por local de votação, onde na apuração foi permitida a permanência do candidato e mais um fiscal para o acompanhamento de todo o processo de contagem de votos.

 

Essa apuração aconteceu a plenária da Câmara Municipal de Vereadores, sendo iniciada às 18h30m e só encerrada com a contabilização dos votos de todas as urnas por volta das 00:30. Destacamos a presença da Polícia Militar, garantido toda segurança, caso houvesse necessidade.

 

A apuração foi dirigida pela Comissão Eleitoral do CMDCA, composta por Cristiano Silva Soares, Fabrícia Barbosa de Souza, Luciene Castor, Frederico Teles e Renivan Buriti. Sendo mantida a ética e transparência, onde ao final da contabilização dos votos de cada urna, o público era informado sobre o resultado parcial por candidato.

 

Foram 05 titulares eleitos, junto aos seus 05 suplentes, que atuarão na sede e nos distritos de Itapebi.

 

Classificação dos Titulares:

 

  1. Nicássio Caldas Pereira – 312 votos
  2. Leânia Teixeira dos Santos – 280
  3. Rodrigo Mendes Pedreira – 280
  4. Josenildo Freitas Lima – 273
  5. Heleny Oliveira de Sá – 243

 

Classificação dos Suplentes:

 

  1. Ailton da Conceição – 228
  2. Marlon Carmo dos Santos – 185
  3. Alex Nascimento de Jesus – 178
  4. Cristina Vieira Santos – 155
  5.  Derlei Barbosa da Silva - 144

 

O CMDCA agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Itapebi por viabilizar o suporte necessário durante todo o dia de eleição.

 

Por: Lucas Freitas

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Maio de 2020 15h05

Ex-técnico do Vitória Vadão morre aos 63 anos

Em 2007, o treinador comandou o Vitória na campanha que garantiu o acesso à Série A do Brasileirão

25 de Maio de 2020 13h05

Metade dos municípios baianos está livre do coronavírus ou sem novos casos há 15 dias, diz Rui

Ainda de acordo com ele, agora, as ações de combate ao vírus estão concentradas nos 10 maiores municípios do estado onde estão a maioria dos infectados

25 de Maio de 2020 10h05

INSS começa a pagar segunda parcela do 13º de aposentados

Segundo o Ministério da Economia, em todo o país, 35,8 milhões de pessoas receberão seus benefícios de maio