Itapebi; Morre a 19ª vítima pelo covid-19 e vigilância epidemiológica faz nota de alerta de possível variante no município

PANDEMIA
12 de Junho de 2021 22h06

A vigilância epidemiológica de Itapebi (VIEP) emite nota a população Itapebiense, esclarecendo endurecimento no monitoramento dos últimos casos suspeitos e alerta para possível circulação de uma nova variante em nosso município.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

A Vigilância Epidemiológica de Itapebi foi comunicada no início da noite  18h25m, deste sábado, (12),  da morte de mais uma pessoa por covid-19, portanto, a 19ª, é um homem de 42 anos  de idade que tinha comorbidade. Estava internado desde o dia 10 de junho no HPP- Nelson Moura Ferreira  em Itapebi, onde foi a óbito.  A 19ª morte pelo vírus trata-se de Edmilson Macedo de Oliveira, 42 anos e residia no povoado de Ventania na zona rural do município.

A Administração da Prefeitura Municipal de Itapebi mais uma vez presta condolências à família da vítima.

A vigilância epidemiológica de Itapebi (VIEP) emite nota a população Itapebiense, esclarecendo endurecimento  no monitoramento dos últimos  casos suspeitos e alerta para possível circulação de uma  nova variante em nosso município.

Na nota a vigilância epidemiológica reforça que é extremamente necessário que toda a população colabore com o uso das medidas preventivas, que são o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool a 70% e não causar aglomerações.

Ultimamente está sendo natural observar os bares no município de Itapebi com aglomeração de pessoas fazendo uso de bebidas alcoólicas, veículos de som e sem nenhuma preocupação com o número de mortes no pequeno município.  Também é observado que não somente os bares fazem pouco caso dos decretos bem como muitas pessoas também aglomeram em frente suas residências com equipamentos de som alto e vasto consumo de bebidas alcoólicas.

Vale salientar que Itapebi é uma cidade com pouco mais de 10 mil habitantes e já morreram pela Covid-19, dezenove pessoas e somente neste ano 2021, 12 perderam a vida com essa doença, quase o dobro de todo o ano de 2020 e isso não inibe a imprudência de muitos.

 Dessa forma acredita-se que os esforços dos profissionais de saúde e dos governos estão sendo ignorados pelos que não acreditam na letalidade da doença.

Leia integra da Nota da Vigilância Epidemiológica do município de Itapebi

 

A vigilância epidemiológica de Itapebi, juntamente com a secretaria municipal de saúde e todos os profissionais de saúde, esclarece que está monitorando os casos suspeitos e confirmados da covid-19 no município, e investigando a possível circulação de uma nova variante. Apesar das características de alta transmissibilidade e casos de reinfecção, ainda não é correto afirmar de que se trata da presença de uma nova variante no município. A vigilância epidemiológica reforça ainda que é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO que toda a população colabore com o uso das medidas preventivas, que são o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool a 70% e não causar aglomerações. Além disso, é importante que a população venha aderir à vacinação, uma vez que esse é o meio mais seguro e eficaz de prevenção para diversas doenças infecciosas, principalmente contra a covid-19. A não adesão à vacinação pode acarretar na persistência da covid-19 na região, bem como fazer com que as enfermidades readquiram força de transmissão e agravem os quadros da doença. Portanto, é necessário que todos se vacinem quando houver disponibilidade para seu grupo de idade.

 

Galileu Barbosa Costa - Coordenador da Vigilância Epidemiológica

Secretaria Municipal de Saúde de Itapebi

* - Galileu Costa Barbosa é Biomédico, Especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutor em Microbiologia

ItapebiAcontece

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.