Liquidação da EBDA cria cenário negativo para funcionários e agricultores

Geral
11 de Fevereiro de 2015 10h02

Em Salvador, durante a realização da assembleia dos acionistas da EBDA, os trabalhadores se manifestaram contra a medida governamental.

Twitter: @ItapebiAcontece


Com a abstenção da Embrapa, sócia minoritária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), principal instituição de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural do Estado, foi aprovado em assembleia geral dos acionistas, realizada na terça-feira (9), o processo de liquidação da empresa.

A abstenção ocorreu devido à falta de esclarecimento sobre o processo de extinção da EBDA e a não participação na reunião do Conselho Administrativo da empresa, geradora da convocação da assembleia.

Foi eleita como liquidante Maria do Rosário Costa Muricy, além do Conselho Fiscal, sendo estabelecido o prazo de seis meses para a conclusão dos trabalhos, e foram extintos os cargos de presidente e diretores, como também o Conselho Administrativo.

Os atos inerentes à liquidação, inclusive as questões relativas aos trabalhadores da empresa serão definidas pelo liquidante eleito pela assembleia dos acionistas, mas definido, politicamente, pelo Governador do Estado.  

Mobilização

Enquanto isso, os Trabalhadores da EBDA, extensionistas, pesquisadores e administrativos, mais uma vez, em defesa da participação direta do Estado da Bahia nas atividades de pesquisa agropecuária e de assistência técnica e extensão rural, bem como objetivando a garantia dos seus direitos trabalhistas, principalmente a garantia do emprego, iniciaram o processo de mobilização e luta.

Em Feira de Santana, com a participação dos trabalhadores das regiões de Alagoinhas, Cruz das Almas, Serrinha, Irecê e Senhor do Bonfim foi realizada uma manifestação com a presença de diversos agricultores e muitas representações no sentido de garantir a preservação das atividades da empresa.

O secretário municipal da Agricultura de Feira de Santana e seus diretores técnicos participaram da manifestação ressaltando a importância da empresa para o desenvolvimento agropecuário do Estado, especialmente pelo trabalho desenvolvido junto aos agricultores familiares.

Em Salvador, durante a realização da assembleia dos acionistas da EBDA, os trabalhadores se manifestaram contra a medida governamental. No momento da manifestação, uma expressão da importância da EBDA e do compromisso dos seus trabalhadores: agricultores familiares sendo atendidos para a elaboração de DAP (documento de aptidão ao Pronaf).

ItapebiAcontece / Bocão News

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro

18 de Maio de 2024 11h05

Fim da linha? Como fica a situação de Gabigol no Flamengo

Atacante foi multado e teve a camisa 10 retirada como punição pela foto que viralizou vestindo o uniforme do Corinthians

18 de Maio de 2024 11h05

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Levantamento deve subsidiar obras previstas para o Novo PAC