Moradora da Praça Esdro Souza na “Cidade Baixa” em Itapebi registra aparição de escorpião amarelo

Itapebi
04 de Abril de 2024 17h04

Este incidente não é apenas um caso isolado, mas um sintoma de um problema maior.

 Twitter: @arnaldofenix

Um visitante indesejado causa apreensão entre os moradores da Praça Esdro Souza, 68 na cidade Histórica “Cidade Baixa”, em Itapebi na manhã desta quinta-feira (04).

O escorpião do tipo amarelo, Tityus serrulatus, um dos mais venenosos do Brasil, foi avistado na residência de Dona Edilene Souza e segundo as informações já ocorreu registro do animal peçonhento em varias casas daquele local na “cidade baixa”.

 

De acordo com dona Edilene, ela pegou a tolha de banho quando notou o escorpião, ela chamou o vizinho e prendeu num vidro; em seguida foi até a cidade alta para comprar um veneno contra a praga e quando voltou e após a aplicação se deparou com um escorpião possivelmente fêmeo com vários filhotes nas costas, ela e os vizinhos mataram, pois ficaram como receio deles saírem alojar-se em alguma “toca”.

O fato foi denunciado e fotos enviadas para a redação do Site ItapebiAcontece.

O escorpião amarelo é conhecido pela potência de seu veneno, capaz de causar graves complicações de saúde, principalmente em crianças e idosos. A sua aparição em um espaço público frequentado por famílias, crianças brincando e animais de estimação, acende um alerta. É um lembrete severo dos riscos que pragas Peçonhentas podem representar em áreas urbanas.

Recentemente numa casa vizinha onde apareceu o foco nesta quinta-feira, a jovem Gabriela Souza fora picada por um desses animais e ficou em observação por 24 horas no HPP- Hospital Maternidade Nelson Moura Ferreira, este caso foi noticiado pelo ItapebiAcontece e segundo a moradora atacada pelo animal, não foi recebida a visita de nenhum funcionário da vigilância Epidemiológica para registro e investigação de possíveis focos em sua casa. Essas informações foram relatadas também por outros moradores da Praça Esdro Souza a nossa reportagem.

Este incidente não é apenas um caso isolado, mas um sintoma de um problema maior. O forte calor associado à umidade dos últimos dias cria o cenário perfeito para que situações como esta ocorram. É imperativo que a Secretaria de saúde de Itapebi adote uma abordagem proativa trabalhando na prevenção.

O veneno do escorpião, dependendo da espécie, pode causar bastante dor, produção exagerada de suor, enjoo, vômitos, aumento dos batimentos cardíacos, dificuldade respiratória e até mesmo a morte. Portanto, é fundamental conhecer bem esses animais e seus hábitos para evitar acidentes.

ItapebiAcontece

Matéria Relacionada

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

01 de Maio de 2024 18h05

Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte

História do tricampeão da Fórmula 1 inspira até quem não o viu correr

01 de Maio de 2024 16h05

Dia de São José: devotos rendem homenagem ao santo em Itapebi, com procissão e missa nesta quarta-feira (1º de Maio).

Nesta quarta-feira 1º de maio o Bispo da diocese, Dom José Edson Santana de Oliveira, celebrou a missa de encerramento da festividade iniciada com novenas no dia 22 ,até 30 de abril.

01 de Maio de 2024 08h05

Prefeito Peba e lideranças itapebienses e do estado lançam pré-candidatura de Isan a prefeito de Itapebi

O atual Prefeito “Peba” (Avante) garantiu apoio total e irrestrito à pré-candidatura de Isan Botelho.