‘PICUINHAS’ POLÍTICA PREJUDICAM SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEBI

Política
01 de Outubro de 2019 00h10

Com acusações mútuas em rodinhas e fofocas de bastidores entre os grupos, de um lado seis vereadores, do outro o presidente da casa e, dois dos nove vereadores parecem “neutros” com a situação.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: ItapebiAcontece

 

 

Nesse quase final de ano e começo de períodos de antecipada campanha politica para o próximo ano que é eleitoral, o poder Legislativo da cidade de Itapebi entrou em rota de colisão e quem vem sofrendo as consequências são os servidores, fornecedores, e prestadores de serviço da câmara municipal.

Com acusações mútuas por rodinhas e fofocas de bastidores entre os grupos, de um lado seis vereadores, do outro o presidente da casa e, dois dos nove vereadores parecem neutros com a situação num embate público que acabou contaminado com as diferenças e o prejuízo recaiu diretamente sobre os serviços que devem ser fiscalizados ofertados à população e que de uma forma ou outra estão largados para terceiro plano.

Nesta segunda-feira véspera de sessão o ItapebiAcontece procurou os lados para saber sobre os pagamentos em que os servidores prestadores de serviços e até mesmo vereadores reclamam do não recebimento.

Perguntado ao vereador Paulo Roberto Rosa Pereira “Paulinho de Fifia” (PP) Presidente da mesa diretora da Câmara Municipal sobre a falta de pagamento até essa data (30/09), o Presidente Paulinho de Fifia em curta declaração disse o Seguinte;

Arnaldo o pagamento está emperrado porque  o 1° Secretário não quer pagar devido às faltas dos vereadores terem sido computadas e descontadas, para resolver sugerir que apresentasse uma justificativa para que eu fizesse o pagamento sem as faltas, eles não querem isso e disse que eu tenho que pagar sem as faltas e sem justificativas, tem ainda a situação que os pagamentos são efetivados pelo 1° Secretário e confirmado pelo Presidente, eles querem inverter essas posições, aí amigo se eu fizer isso eles vão pagar quem eles quiserem, entendeu? Porque eu como Presidente que dou o comando final, se eu deixar eles fazer isso é melhor eu não ser Presidente.

 

O ItapebiAcontece também ouviu o primeiro secretário da casa o vereador Cristiano Pereira da Silva, “Cristiano da cesta básica” (PRTB).

 

Vereador Cristiano em torno de 15 dias vem acontecendo uma polêmica com relação a seis vereadores incluindo o senhor contra o presidente da Câmara. O que está acontecendo, por que não fora pago ainda o salário do pessoal? O que dizem por aí que a culpa é sua e que é você que não quer acessar sua senha para ser pago. O que está realmente acontecendo?

 

Vou dizer do início, até mesmo para você entender melhor. Tudo isso aconteceu até mesmo na minha ausência, o presidente fez um projeto para mudar a lei orgânica e colocar um diretor de secretaria, ou seja, para que na minha ausência ele pudesse fazer pagamentos. Os colegas vereadores se reuniram com ele e perguntaram o porquê dele não deixar isso para depois, falaram que era melhor falar comigo primeiro e não colocar no dia da minha ausência. Ele não concordou e disse que colocaria de qualquer jeito, então os colegas falaram que se ele colocasse, eles votariam contra, ele foi e disse que então colocaria, com isso ele se chateou e descontou as faltas, trancou a porta para os vereadores não tomarem água, mandou bloquear o cartão BigCard, que é um cartão que os vereadores usam para fazer compras, ele mandou bloquear com picuinha. Aí com isso os vereadores falaram que ele teria que pagar certo, que não poderia descontar, até porque ele não pode descontar, porque as faltas que nós tivemos na primeira sessão não teve quórum, ele não podia descontar, o mesmo admitiu isso. E aí nós falamos para ele colocar o salário certo que a gente pagava, mas o primeiro secretário sou eu, o meu ele descontou, mas se ele não pagar o meu e pagar os outros o pagamento seria efetuado. Só que é o seguinte, ele insiste em dizer que eu que faço o pagamento e ele liberar, nós dois somos Master, mas não sou eu que faço o pagamento, ele tem que fazer e eu liberar.

{Então o senhor está me dizendo que se o presidente da Câmara fizer e enviar para o senhor a folha de pagamento dos servidores da câmara, que o senhor de imediato paga. O senhor não tem nenhuma restrição?}

Não tenho nenhuma restrição a isso, só que ele fica pregando e as pessoas também mal informadas ficam falando que sou eu que estou impedindo isso, mas em momento nenhum eu estou impedindo o pagamento. Porque eu sei a dificuldade de cada um, independente de problemas pessoais as pessoas tem família em casa e precisam do pequeno ao maior dos funcionários, então jamais eu irei fazer isso e impedir pagamento de ninguém.

Vereador primeiro-secretário Cristiano a imprensa em si anda colocando notas, inclusive hoje na emissora de rádio eu ouvi uma nota, uma cobrança do apresentador do programa com relação o senhor não está fazendo esse pagamento. O senhor não acha que a não execução desses pagamentos, aqueles funcionários pequenos que dependem disso não são prejudicado?

Jamais eu ia fazer isso, impedir um pagamento e evitar que um funcionário desse botasse o pão de cada dia na sua casa, jamais. Só que infelizmente eu não tenho esse poder de fazer o pagamento, como o presidente insiste em dizer, o meu poder é de liberar, até porque não sei o salário de cada um dos contratos deles. Então ele tem que fazer a folha, no sistema vai estar lá pendente e eu irei liberar, mas no momento não tem pendência nenhuma. {Então o senhor quer marcar uma hora de ir lá na Câmara e eu falar para o presidente: “Presidente, o primeiro secretário está tal hora na Câmara para fazer o pagamento.” O senhor toparia fazer isso  e eu falar com ele para ver se ele ia ou não?} Olha só Arnaldo, isso aí cabe a ele fazer, pode estar onde eu estiver que eu posso saber quando tiver pendente lá, aí eu tenho que liberar. Mas em momento nenhum se eu abrir agora e entrar aqui na conta da câmara, não vai ter nada pendente, então ele tem que parar de insistir em dizer que eu que faço pagamento, eu não tenho esse poder, o presidente é ele, ele faz o pagamento e eu autorizo, se eu não autorizar aí ele pode falar que estou colocando dificuldade, mas isso não vai acontecer porque não vou misturar as coisas como alguém anda falando.

Entrevista concedida a Arnaldo Alves Segunda-feira em 30 de setembro.

 

 

Por Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

02 de Maio de 2024 09h05

Tite admite Flamengo abaixo e comenta vaias da torcida: “Fico quieto”

Treinador avalia o desempenho do Rubro-Negro após a vitória sobre o Amazonas, no Maracanã, pela Copa do Brasil

02 de Maio de 2024 08h05

Brasileiro é autor de ataque a espada que matou menino de 14 anos em Londres

Polícia de Londres divulgou nesta quarta-feira a identidade do criminoso, Marcus Aurélio Arduini Monzo, de 36 anos.

01 de Maio de 2024 18h05

Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte

História do tricampeão da Fórmula 1 inspira até quem não o viu correr