PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE TILÁPIA DE ITAPEBI VAI A FEIRA BAIANA DA AGRICULTURA FAMILIAR QUE SERÁ DESTAQUE NA FENAGRO 2019

Itapebi
20 de Novembro de 2019 11h11

(ASBASPE) através do Presidente Aroldo Barbosa, estará representando o município de Itapebi na 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro)

Twitter: @ItapebiAcontece

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Representantes da Associação dos Pescadores Artesanais (ASBAPE) juntamente com seu presidente Aroldo Barbosa estarão mais uma vez na capital baiana expondo o trabalho dos associados no manuseio e projetos de aproveitamento nos peixes produzidos pela a associação em Itapebi, às margens do lago do Rio Jequitinhonha da barragem da hidrelétrica de Itapebi.

O senhor Aroldo Barbosa estará com stand da (ASBASPE) na 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) foi lançada, oficialmente, nesta segunda-feira (18) e terá como destaque a 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Este ano, além dos produtos já conhecidos como as cervejas artesanais de umbu e de licuri, linguiça de tilápia, iogurte de café, umbu e licuri e licuri caramelizado, a feira traz novidades como cerveja de maracujá da Caatinga, iogurte de abacaxi, cosméticos feito à base de mel, drinks de café, chopp de licuri, de cupuaçu e de mel de cacau,  barras de chocolate com pimenta, gengibre e muito mais.

Imagem: Divulgação

 

Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e apresenta na capital cerca de 3 mil produtos, de mais de 400 empreendimentos de toda a Bahia.

Em um ambiente agradável, com 27 armazéns cenográficos, que trazem toda a riqueza genuinamente produzida por associações e cooperativas da agricultura familiar, o público visitante vai se sentir no interior baiano.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Benefícios da Tilápia

A tilápia cultivada (oriunda da atividade aquícola) vem continuamente ganhando espaço na mesa dos baianos do extremo sul e dos brasileiros por muitos motivos. O filé fresco apresenta uma carne branca de aparência atrativa, sem odor intenso, sem espinhos, de fácil digestão e uma grande versatilidade de preparo.

É uma rica fonte de proteínas, sendo excelente alternativa à carne vermelha. Por conter pouca gordura e, em particular, por conter alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), a tilápia atrai especialmente pessoas que buscam equilibrar a alimentação para uma dieta saudável e adeptos do estilo de vida fitness.

A carne de tilápia contém vitaminas (D, A e B) e minerais (incluindo o cálcio, o iodo, o zinco, o ferro e o selênio), importantes para o bom funcionamento do corpo. Entre os benéficos proporcionados por seus nutrientes estão à saúde de ossos e dentes, auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares, ação antioxidante e regeneradora de tecidos e músculos.

Em Itapebi

Fotos: Arnaldo Alves - Arquivo ItapebiAcontece

Itapebi cidade histórica "cidade Baixa"  ás margens do Rio Jequitinhonha. Foto: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

O Portal Itapebiacontece, esteve às margens do lago onde é cultivado o pescado e conversou com Aroldo Barbosa, Presidente da Associação dos Pescadores Artesanais (ASBAPE), quando explicou que a parte mais apreciada da tilápia é o filé, no entanto, o filé de tilápia representa apenas 30% de cada peixe. Mas e os outros 70%? “Bom, hoje tudo do peixe pode ser aproveitado e gera lucro agregado. A começar pela escama que é aproveitada pela indústria de cosméticos. As tripas são aproveitadas pela indústria de rações. O couro de peixe é um dos elementos mais nobre da tilápia sendo aproveitada na indústria para fazer bolsas, calçados, acessórios e até na medicina para fazer implante de pele humana. Outro item aproveitado na tilápia é o osso que é usado para fazer a farinha de peixe utilizada na indústria de ração tendo seu preço equiparado com o filé, sem contar a gordura da tilápia que é usada também para fazer sabão liquido e em barra, que já está sendo fabricado de forma artesanal por dona Valdelice Oliveira Reis (popularmente conhecida como Nicinha), uma das associadas da  ASBAPE”. Concluiu Aroldo.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Nas feiras de piscicultura nos grandes centros do Brasil, empresas apresentam os maquinários para o processamento e aproveitamento de todo o peixe. Desde máquinas de tirar escamas, tirar as vísceras, descouradeira, filetadora, despolpadora para tirar carne que fica grudada no osso e que possibilita tirar 400 kg de carne de cada mil kg de carcaça, sendo que desta carne pode se fazer hambúrguer de peixes, linguiças, etc.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Barbosa disse que o objetivo da associação no futuro é adquirir uma dessas máquinas para o beneficiamento do pescado produzido pela associação Itapebiense.

Fotos: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

 

Por: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece com informações SDR

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Edilson baptista
  • Comentário: Ola bom dia crio tilápia aqui em vale verde ,gostaria de saber se tem como comprar ração e alevinos junto com a sua associacao

19 de Abril de 2024 09h04

Por que "Dia do Índio" é Pejorativo? Desvendando a História e Celebrando os Povos Indígenas

Mudança foi oficializada em lei de 2022. Para indígenas, alteração reflete em reconhecimento das múltiplas etnias e tira nome dado a eles por colonizadores nas Américas.

18 de Abril de 2024 11h04

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia na Bahia

Novo reajuste passará a valer na próxima segunda-feira (22)

18 de Abril de 2024 10h04

Faixa etária para vacinação da Dengue é ampliada na Bahia

Cobertura passa a incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos; O município de Itapebi não recebeu as doses da vacina contra a dengue.