Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) autoriza tratamento com cloroquina em pacientes com coronavírus

PANDEMIA
08 de Abril de 2020 19h04

“A recomendação é que os pacientes hospitalizados recebam os medicamentos o mais precocemente possível após a internação”, afirmou Fábio Vilas-Boas

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

O Governo do Estado vai liberar, mediante prescrição médica, o uso da associação dos medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina para pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) com diagnóstico positivo para coronavírus. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (8), pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A deliberação aconteceu durante uma reunião da comissão criada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para analisar as evidências científicas envolvendo a Covid-19.

De acordo com Vilas-Boas, que preside a comissão, “a recomendação é que os pacientes hospitalizados recebam os medicamentos o mais precocemente possível após a internação”, ao apontar que temos estoque suficiente para atender até 50 mil pacientes.

Já o infectologista e presidente do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, Antônio Bandeira, destaca que “outras alternativas terapêuticas também serão disponibilizadas para emprego no tratamento de pacientes hospitalizados, tais como Ivermectina e Tocilizumabe”.

O pesquisador e infectologista Roberto Badaró, integrante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e diretor do Instituto de Ciências da Saúde do Cimatec, explica como funciona a adoção de protocolos.

“Há uma evolução muito grande nos modos de tratamento, visto que é uma doença nova e estamos aprendendo como realmente é a epidemia. Os especialistas procuram organizar protocolos de tratamento para não prejudicar os pacientes com remédios experimentais, nem com tentativas desesperadoras de salvar o paciente. Mas a experiência já acumulada nos direciona pra saber quem deve tomar hidroxicloroquina, quem não deve, quem deve ficar em casa e quem deve ser hospitalizado e tratado o mais precocemente possível. E isso só consegue ser ordenado se fizermos esses protocolos. E eles são feitos por quem tem experiência e responsabilidade com a saúde pública”, detalhou.

Participam também do comitê técnico-científico, a subsecretária da Saúde, Tereza Paim, o diretor geral de Gestão das Unidades Próprias, Igor Lobão, a infectologista e diretora geral do Instituto Couto Maia, Ceuci Nunes, o pneumologista Sérgio Jezler e o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Luiz Henrique d’Utra.

 

ItapebiAcontece com informações Bahia.Ba

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.