TCM rejeita contas de duas prefeituras baianas

Geral
23 de Novembro de 2022 13h11

Pareceres prévios englobam contas de governo e de gestão, e são relativos ao exercício de 2020

Twitter: @arnaldofenix

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendou às câmaras de vereadores dos municípios de Boninal e Coração de Maria a rejeição das contas das prefeituras, de responsabilidade de Aurélio Fagundes de Souza e Edimário Paim de Cerqueira, respectivamente. Os pareceres prévios englobam as contas de governo e de gestão, e são relativos ao exercício de 2020.

Nos dois casos, os gestores descumpriram o disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, vez que os recursos disponíveis em caixa – no fim do mandato – não foram suficientes para arcar com as despesas inscritas em restos a pagar e de exercícios anteriores.

Pela irregularidade, o TCM também determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra os gestores, para que seja apurada a ocorrência de crime contra as finanças públicas, nos termos do artigo 359-C do Código Penal.

Aprovados os votos pela rejeição, o conselheiro Mário Negromonte, relator dessas contas, apresentou Deliberação de Imputação de Débito – DID com propostas de multas de R$3,5 mil (Coração de Maria) e R$3 mil (Boninal) aos gestores, pelas demais irregularidades registradas no relatório.

No caso do município de Coração de Maria, além do descumprimento do artigo 42 da LRF, o conselheiro Mário Negromonte, relator do parecer, também constatou o não recolhimento aos cofres municipais de multas aplicadas em processos anteriores e que venceram em 31 de dezembro.

ItapebiAcontece - informações TCM

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

03 de Dezembro de 2022 17h12

Lula fará exames na garganta neste domingo, em São Paulo

Presidente eleito vai passar por procedimentos no Hospital Sírio-Libanês

03 de Dezembro de 2022 17h12

Itapebi entre as 24 cidades que tem previsão de céu nublado e chuvas neste final de semana; Inmet emite alerta de alagamentos

Cidades com alerta de risco de chuva na região de Itapebi; Belmonte, Itagimirim, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju, Itarantim, Mascote e Canavieiras .

03 de Dezembro de 2022 15h12

Desvio na BA-275 entre Itapebi e Veracel/BR-101 sentido Sul está funcionando no sistema “pare e siga” para veículos pequenos

Os veículos pesados como Carretas, Caminhões e Ônibus serão retidos temporariamente até a desobstrução do trânsito nas imediações do córrego do Limoeiro.