Tempo chuvoso volta a atingir Salvador e deve durar até o fim de semana

METEOROLOGIA
17 de Abril de 2024 07h04

Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h

Twitter: @arnaldofenix

 Foto: Olga Leiria / AG. A TARDE

Depois de um breve período de trégua, as chuvas voltam a cair em Salvador, trazendo cenários que preocupam os moradores. Com isso, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades de Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco). O período chuvoso permanecer até o fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja, indicando perigo devido aos riscos em potencial decorrentes da forte chuva que atinge Salvador e outras cidades baianas desde a madrugada da terça-feira passada. Vários pontos de alagamento foram registrados desde as primeiras horas do dia em ruas e avenidas, como na Centenário e na entrada do Vale do Canela.

De acordo com Sosthenes Macedo, coordenador da Codesal, nas últimas 24 horas, bairros de Salvador como Ondina, Liberdade, Chapada do Rio Vermelho, IAPI, Barbalho, Calçada, Pituba, Brotas e Engenho Velho foram os mais atingidos pelo acúmulo de chuvas.

As previsões apontam para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. A temperatura na cidade varia entre 24ºC e 29ºC. De acordo com informações da Codesal, a chuva é causada por um sistema de baixa pressão associado ao avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico.

As chuvas que têm afetado a capital desde o último fim de semana são ocasionadas por um fenômeno meteorológico conhecido como "Cavados". Consiste na formação de correntes de vento no céu e de nuvens de tempestade, resultando em uma área de baixa pressão atmosférica. Segundo a meteorologista Julyane Souza, do Inmet, o "Cavados" é um fenômeno comum no litoral das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, contribuindo para a instabilidade climática nessas áreas. O soteropolitano deve permanecer atento. De acordo com a especialista, “a chuva na capital vai continuar pelo menos até amanhã. Depois deve diminuir um pouco até domingo”, explica.

ItapebiAcontece - A Tarde

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

30 de Abril de 2024 12h04

Confiança é a chave, mas falta eficiência: Abel cobra atitude e exalta Estevão após empate

Falta de efetividade preocupa técnico, que destaca joia da base como exemplo de entrega e ousadia.

30 de Abril de 2024 11h04

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode jogar pelo Flamengo

Atleta havia sido suspenso por dois anos em caso de suposta tentativa de fraude em exame antidoping

30 de Abril de 2024 10h04

Operação mira desvio de R$ 1,7 bilhão em verba do SUS

São 49 mandados de busca e apreensão em 33 endereços com 42 alvos