Terremoto de 7,8 de magnitude mata mais de 1.200 na Turquia e Síria

Mundo
06 de Fevereiro de 2023 07h02

Tremor, o maior na região desde 1939, durou mais de um minuto e meio, gerou dezenas de réplicas e também foi sentido em Israel, no Líbano e no Chipre. Milhares de pessoas ainda estão desaparecidas.

Twitter: @arnaldofenix

Imagens: Reprodução

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), causando mais de 900 mortes e deixando milhares de pessoas feridas.

É o terremoto mais forte desde 1939, que fica sobre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas.

profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada - imagens mostram prédios inteiros desabados e municípios amplamente destruídos.

Segundo as autoridades, se sabe que:

  • Segundo o último balanço do governo turco, 912 pessoas morreram;
  • Milhares ainda estão desaparecidas;
  • O epicentro do tremor foi no povoado de Kahramanmaras, próximo à cidade de Gaziantep, no sudoeste, bem perto da fronteira com a Síria;
  • Mas o tremor foi sentido em toda a região central da Turquia;
  • O noroeste da Síria também foi fortemente afetado - nesse país, foram registrados, até agora,
  • O tremor também foi sentido no Chipre e no Líbano;
  • Segundo o governo turco, mais de 45 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca.

Buscas e resgates

Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4.

Edifícios foram danificados e pessoas se reuniram em ruas cobertas por neve, como a televisão estatal TRT mostrou em sua programação. O sismo teve duração de cerca de um minuto e destruiu janelas, segundo uma testemunha ouvida pela Reuters.

Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, lamenta por mortes em redes sociais:

"Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmara? e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD", diz turco.

Ajuda global

As autoridades turcas enviaram equipes de resgate e forneceram aeronaves para a região ao redor da cidade de Kahramanmaras, enquanto declaravam um "alarme de nível 4" que pedia assistência internacional.

EUA: O presidente dos Estados Unidos, Biden, instruiu a USAID e outros parceiros do governo federal a avaliar as opções de resposta às áreas mais afetadas no terremoto da Turquia e da Síria, disse o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, em comunicado.

Ucrânia: O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que seu país está pronto para fornecer a assistência necessária ao povo turco "amigo" após o terremoto que atingiu o país na segunda-feira.

"Chocado com a notícia sobre a morte e ferimentos de centenas de pessoas como resultado do terremoto na Turquia", disse Zelenskiy no Twitter.

Israel: comunica estar preparado para ajudar a Turquia.

Por: Globo.com

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana

26 de Abril de 2024 08h04

Eleições em Perigo: Grande Número de Baianos poderá Perde Direito de Votar por Cancelamento de Títulos

Cidadãos com pendência eleitoral têm até o dia 8 de maio para regularizar situação e poder votar nas eleições municipais