Tribunal de Justiça nordestino permite emissão da primeira certidão de nascimento de pessoa não-binária

Gente
29 de Maio de 2024 09h05

Decisão é inédita na Justiça cearense e pode abrir precedente para outras pessoas que buscam o mesmo direito.

Twitter: @arnaldofenix

Justiça do Ceará reconheceu o direito da psicanalista Brune Bonassi, de 31 anos, de ter sua identidade de gênero não-binária registrada em sua certidão de nascimento. A sentença foi proferida pela 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) no dia 22 de maio. A informação é do portal G1. 

Brune, que se identifica como não-binária desde 2015, iniciou uma batalha judicial de mais de um ano e meio para ter seu direito à identidade reconhecido. Em junho de 2022, ela procurou a Defensoria Pública do Ceará para auxiliar na retificação de seu nome e gênero nos documentos, originalmente registrados no feminino.

Apesar do avanço na legislação brasileira que permite a pessoas trans e travestis alterarem nome e gênero diretamente em cartório desde 2018, as pessoas não-binárias ainda precisam recorrer à Justiça para terem seus direitos reconhecidos. Em primeira instância, em junho de 2023, o caso de Brune foi negado, mas a Defensoria Pública recorreu e obteve a decisão favorável no TJCE.

Com a decisão, Brune agora poderá iniciar os trâmites para alterar sua certidão de nascimento e casamento, um processo que ainda deve levar algumas semanas. Atualmente, outras quatro pessoas não-binárias aguardam na Justiça cearense o direito de retificar o gênero em seus documentos.

Entendimento e aceitação

Segundo Brune, os problemas para se encaixar no gênero feminino que lhe foi atribuído ao nascer vêm desde a infância e geraram problemas com a família, natural de Santa Catarina. Hoje mora em Mulungu, no Ceará.

ItapebiAcontece - A informação é do portal G1. 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

18 de Junho de 2024 12h06

Palmeiras e Dudu têm relação abalada, e Abel dá primeiro passo para recomeço

Negociação com o Cruzeiro gerou ruídos, e camisa 7 decidiu ficar horas depois de a presidente Leila Pereira falar em fim de ciclo. Técnico defendeu a relação com atacante e o aguarda

18 de Junho de 2024 10h06

Febre Oropouche faz primeira vítima fatal na Bahia; segundo caso é investigado

Paciente era da cidade de Valença, no baixo sul do estado, e tinha 24 anos. Caso investigado é de Camamu, na mesma região.

18 de Junho de 2024 09h06

Polícia tem 3 hipóteses para morte dos que tentaram sequestrar Moro; entenda

As investigações buscam revelar o motivo da morte de Janeferson Aparecido Mariano e Reginaldo Oliveira Souza