A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Geral
28 de Março de 2024 10h03

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.

Twitter: @arnaldo

Imagens Reprodução Internet

A Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. Trata-se de uma data móvel que não é feriado no Brasil.

Nessa data, conhecida também como Quinta-feira de Endoenças, a igreja recorda o dia em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto na Sexta-feira Santa, episódio conhecido como a Última Ceia.

Na Quinta-feira Santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos na Última Ceia.

A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. Lembrando que Quaresma é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.

Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra os sacramentos da Eucaristia e da Ordem, os quais foram instituídos através das palavras de Jesus, conforme pode ser lido na Bíblia:

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (Lucas 22: 19)

A Eucaristia é o sacramento em que os fiéis recebem e consomem uma partícula feita de farinha, que passa por um ato religioso. Após esse ato, os fiéis acreditam que a partícula torna-se em uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

O outro sacramento, chama-se Ordem e é o sacerdócio. Quando Jesus pediu “façam isto em memória de mim”, estava preparando aquele grupo para celebrar a Eucaristia e também para continuar a sua missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela igreja.

Também é na Quinta-feira Santa que os santos óleos são benzidos. Esses óleos são os utilizados nas celebrações do Batismo, Crisma, bem como na unção de enfermos.

Após a celebração da Quinta-feira Santa, tem início o Tríduo Pascal, que recorda os três momentos mais importantes da Páscoa: a paixão, que significa sofrimento; a morte e a ressurreição de Jesus.

A Semana Santa marca o período que inicia com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa e relembra os últimos momentos de Jesus na Terra.

Enquanto a Quinta-feira Santa relembra a Última Ceia de Jesus com os apóstolos, a Sexta-feira Santa recorda a crucificação. No Domingo de Páscoa, celebramos a ressurreição de Cristo.

 

ItapebiAcontece – Informações - Calendarr

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

27 de Abril de 2024 10h04

Confirmado: bandeira tarifária verde da Aneel mantém energia sem custo extra em maio

Boa notícia para o bolso dos consumidores brasileiros:

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado